Esportes
12/08/2023 às 10:00•3 min de leitura
Se você tem curiosidade em saber como seria passar um tempo numa praia ou num resort destinado a nudistas, tenha em mente: não é bagunça! Há várias regras que devem ser obedecidas pelos presentes para que todas e todos possam desfrutar de bons momentos sem constrangimentos ou problemas.
Caso você esteja cogitando ir para um desses lugares, confira neste texto seis regras da boa etiqueta que devem ser cumpridas ao chegar lá!
Leia também: 5 maneiras como alguns países lidam com a nudez
(Fonte: Getty Images)
Se você tentar entrar em uma praia de nudismo carregando seu celular, é bem provável que alguém chame a sua atenção. Afinal, uma das premissas básicas desses locais é a de proteger a privacidade das pessoas (afinal, você certamente não gostaria que uma foto sua sem roupa fosse parar num celular de um desconhecido).
Em alguns resorts, os visitantes são orientados a colocar um adesivo vermelho bem visível na lente da câmera do celular, para que possam usá-los com tranquilidade sem que ninguém desconfie de estarem tirando fotos dos demais presentes.
(Fonte: Getty Images)
Na maior parte dos lugares de nudismo, os visitantes são orientados a sempre carregar consigo uma toalha de banho, para poderem usá-la quando forem sentar em algum lugar. A medida tem fins sanitários – protegendo tanto a saúde de quem senta quanto a de quem vai sentar no mesmo lugar depois.
(Fonte: Getty Images)
A maior parte dos clubes de nudismo tem como premissa a apreciação da natureza e da liberdade a partir de um estilo de vida natural, sem roupas. Ou seja, estes locais não pretendem estimular que práticas amorosas mais "quentes" sejam realizadas na frente de desconhecidos.
Segundo Carolyn Hawkins, coordenadora de relações públicas da American Association for Nude Recreation (AANR), os espaços nudistas nos Estados Unidos têm regras que proíbem demonstrações públicas de afeto mais calorosas. O máximo que é autorizado é segurar as mãos do parceiro ou dar um breve abraço em um amigo.
(Fonte: Getty Images)
Há uma crença espalhada de que só pode entrar em clubes de nudismo quem topa ficar pelado. Entretanto, há alguns lugares que estabelecem regras de "roupas opcionais". Isso significa que os participantes podem manter, sim, suas roupas (nem que seja apenas uma camiseta) até que se sintam confortáveis o suficiente para ficar totalmente nus.
Já os estabelecimentos que têm a orientação "sem roupa" exigem o contrário. Mas, mesmo nos lugares mais flexíveis quanto aos trajes, costuma ser requisitado que todos tirem as roupas caso vão mergulhar em uma piscina ou em uma banheira de hidromassagem.
(Fonte: Getty Images)
Pode parecer perigoso comer pelado (imagine se uma sopa quente cai no colo!), mas a maioria dos clubes nudistas recebe clientes nus em seus restaurantes – desde que venham com a toalha já referida para poderem se sentar com segurança. E, mesmo o ambiente sendo livre, os atendentes costumam fazer seu serviço bem vestidos.
(Fonte: Getty Images)
Há muito controle nos lugares de nudismo para que eles não sejam mal interpretados como espaços sexuais. Por isso, há um esforço para existir um equilíbrio entre pessoas de diferentes gêneros.
Os casais não costumam ter problemas para entrar nesses clubes e praias, mas os solteiros podem não ser admitidos. "Se um único homem ou mulher chega aos portões, eles são questionados se têm experiência em nudismo", explica Carolyn Hawkins. A ideia central é espantar aqueles (principalmente homens) que querem ir lá apenas para espiar os outros.