Seja o primeiro a compartilhar

Passou a data? 5 maneiras de reaproveitar o leite vencido

Apesar de contar com um prazo longo de data de validade, vez ou outra podemos esquecer essa informação e deixar o leite vencer. Instintivamente, a primeira coisa que muitos fazem é jogar a bebida fora, mas acredite: ainda é possível utilizá-la nesse estado.

Na sequência, vamos indicar algumas possibilidades de uso para o leite azedo, mas lembre-se: em muitos casos, o uso só é possível caso tenham se passado alguns dias da validade.

1. Tempere pratos assados

Pratos assados podem ser beneficiados de temperos com leite azedo. (Fonte: Getty Images)Pratos assados podem ser beneficiados de temperos com leite azedo. (Fonte: Getty Images)

A primeira possibilidade para o leite azedo é adicioná-lo no preparo de alguns pratos assados, já que ele pode ser usado como substituto para manteiga, iogurte ou até mesmo creme azedo.

Sem segredos, basta misturá-lo ao preparo do prato que deseja fazer para que o gosto se misture aos demais ingredientes. Há até mesmo alguns doces e bolos que pedem o uso de leite azedo, e caso não tenha a bebida nessas condições em casa basta adicionar vinagre ou suco de limão a ela.

2. Tratamento de pele

Tratar a pele com leite azedo ajuda a deixá-la mais forte. (Fonte: Getty Images)Tratar a pele com leite azedo ajuda a deixá-la mais forte. (Fonte: Getty Images)

Pode parecer algo de outro mundo, mas o leite azedo pode ser um excelente aliado no tratamento da pele caso você faça uma máscara utilizando esse ingrediente como base.

Uma das possibilidades, por exemplo, é aplicar o leite vencido diretamente no rosto e deixá-lo agir na pele por um período entre 15 e 20 minutos, removendo o produto posteriormente com água. Esse é um tratamento que ajuda a pele a ficar mais brilhante, além de conceder firmeza a ela.

Também é possível fazer um banho utilizando leite azedo, misturando uma ou duas xícaras do produto a essências de espuma para obter o mesmo resultado. Caso queira, dá para acrescentar gotas de óleo essencial para que o cheiro azedo não se espalhe.

 3. Regar plantas

Leite azedo pode ser misturado com água para regar plantas. (Fonte: Getty Images)Leite azedo pode ser misturado com água para regar plantas. (Fonte: Getty Images)

Ainda que o leite vencido seja agressivo ao nosso corpo, o mesmo não pode ser dito quando falamos de plantas. Dessa forma, não há problemas em fazer uma mistura contendo uma proporção 50/50 de leite e água.

Após o preparo, basta adicionar o conteúdo em seus canteiros de flores para aproveitar os benefícios do cálcio, que vão fortalecer as plantas e ajudá-las a crescer ainda mais fortes.

4. Faça queijo

Leite vencido pode ser usado no preparo de alguns queijos, como o cottage. (Fonte: Getty Images)Leite vencido pode ser usado no preparo de alguns queijos, como o cottage. (Fonte: Getty Images)

O leite vencido é importante para o preparo de diversos queijos, como cottage, sirene e até mesmo o queijo branco temperado. Caso ele já tenha começado o processo para se transformar em um soro, é possível avançar mais algumas etapas para fermentá-lo.

Em alguns casos será preciso adicionar limão ou vinagre à solução, mas ainda assim o resultado obtido é bom. Inclusive, há alguns séculos era muito comum fazer queijo simplesmente deixando passar o período de validade da bebida, então não há contraindicações em usá-lo no preparo. 

5. Congelar

Por fim, uma saída boa para uso do leite caso perceba que ele está se aproximando do vencimento e não vai conseguir beber tudo até o prazo marcado na caixa é colocá-lo no congelador.

Guardar a bebida no congelador pode ser excelente para reutilizar o leite sem desperdiçá-lo, mas é preciso atenção a uma coisa nessa prática: se for colocar o produto no freezer, lembre-se de esvaziar o recipiente, pois no processo de congelamento o líquido tende a se expandir.

Outra coisa importante: quando for reutilizar o leite, lembre-se de tirá-lo do congelador no dia anterior e tenha certeza de que o líquido voltou totalmente ao normal antes de beber, pois algumas de suas partes tendem a derreter em momentos diferentes.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.