5 formas de transporte bastante peculiares pelo mundo

01/11/2023 às 04:302 min de leitura

Em todo o mundo é possível encontrar meios de transporte que não são muito convencionais. Enquanto alguns deles surgiram para se adequar à realidade de uma determinada região, outros foram apenas ideias criativas que acabaram dando certo. Abaixo, você pode conferir cinco formas de transporte bastante peculiares pelo mundo.

1. Riquixás puxados à mão na Índia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os riquixás foram um meio de transporte bastante comum em diversos lugares ao longo da história. Eles surgiram no Japão, durante o século XIX e são basicamente uma pequena carroça com tração humana e com capacidade para uma ou duas pessoas. Com o tempo, essa forma de transporte caiu em desuso, mas ainda é possível encontrá-los em alguns lugares, como é o caso da Índia, Bangladesh e alguns países do leste asiático.

2. Ciclo-riquixá na Malásia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um dos motivos que fez com que os riquixás convencionais fossem aposentados foi o surgimento dos ciclo-riquixás. Eles são bastante parecidos e funcionam da mesma maneira, a diferença é que a pessoa que puxa eles fazem isso pedalando. Isso facilita o transporte, além de deixá-lo mais rápido e seguro. Essa forma de transporte é bastante comum em diversos países, como no caso da Malásia, mas também são encontrados em países europeus e até mesmo no Brasil.

3. Monotrilho suspenso em Wuhan

(Fonte: Wuhan Municipal Government)(Fonte: Wuhan Municipal Government)

Monotrilhos são meios de transporte comuns em quase todo o mundo. Eles existem desde 1820 e são bastante parecidos com trens e metrôs, mas utilizam apenas um trilho em vez de dois. Até mesmo os monotrilhos invertidos não são exatamente raros, mas na cidade de Wuhan existe um diferencial. O monotrilho implementado lá parece que está colocado de cabeça para baixo. Além do seu visual do lado de fora causar essa impressão, os vagões possuem um vidro no chão, que parecem “tetos solares”.

4. Carros de cesto do Monte

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Certamente, um dos meios de transportes mais curiosos que existe são os carros de cesto na Ilha da Madeira, em Portugal. Ele existe desde a metade do século XIX, e surgiu para que os moradores pudessem se deslocar entre a parte alta e a parte baixa da cidade de Funchal — um percurso de aproximadamente 2 km. E como o próprio nome sugere, trata-se de um cesto de vime colocado sobre um trenó de madeira (bastante semelhante a um trenó) e conduzido por dois homens conhecidos como carreiros. Atualmente é uma atração turística bastante popular e o passeio total dura cerca de 10 minutos e pode atingir até 38 km/h.

5. Ônibus anfíbios nos Países Baixos

(Fonte: Ecoflora)(Fonte: Ecoflora)

Cidades com muitos canais — como Veneza e Bruges — costumam oferecer passeios de barco aos turistas. Porém, nos Países Baixos existe um meio de transporte diferenciado. O ônibus anfíbio é um ônibus adaptado, capaz de sair de uma estrada e entrar nos canais de Amsterdã (e outras cidades do país), proporcionando aos turistas uma forma única de conhecer a capital holandesa. Ele foi batizado de Floating Dutchman ("holandês flutuante" em tradução livre) e é capaz de viajar a 96 km/h em estradas e 12 km/h na água. Hoje também é possível encontrar ônibus anfíbios semelhantes em cidades como Lisboa e São Francisco.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: