
Estilo de vida
02/12/2023 às 10:00•2 min de leitura
O caso envolvendo o desaparecimento da aviadora Amelia Earhart, há 86 anos, é cercado de mistérios e ainda não foi concluído. Existem diversas teorias sobre o que teria acontecido com ela, e uma das mais curiosas trata da possibilidade de que a pioneira da aviação tenha sido devorada pelo maior caranguejo do mundo.
Com a missão de dar uma volta completa ao redor da Terra, Amelia e seu navegador, Fred Noonan, decolaram dos Estados Unidos no dia 21 de maio de 1937. A viagem, que incluiu uma passagem pelo Brasil em junho daquele ano, seguia bem até que os ocupantes do avião não responderam mais às mensagens de rádio, quando estavam rumo à ilha Howland, no Pacífico Sul.
Após o último contato com a dupla, no início de julho de 1937, aconteceram várias operações de busca vasculhando toda a região. No entanto, as autoridades não encontraram nenhum vestígio da aeronave e declararam a pioneira da aviação morta no dia 5 de janeiro de 1939.
Uma das hipóteses mais aceitas pelos investigadores é que o avião de Amelia e Fred ficou sem combustível e caiu no mar. Para alguns especialistas, a queda pode ter ocorrido nas proximidades do atol Nikumaroro, em Kiribati, já que fragmentos de um esqueleto foram encontrados ali em 1940.
(Fonte: Topical Press Agency/Getty Images)
Maior invertebrado terrestre, o caranguejo-do-coco é uma espécie exclusiva de ilhas dos oceanos Pacífico e Índico, como a região de Nikumaroro. Ele pode medir 1 metro de comprimento, tem garras enormes e consegue até subir em árvores.
Seu prato predileto é o coco — vem daí o seu nome — mas o crustáceo gigante também se alimenta de aves, roedores e carne em decomposição, inclusive a de outros caranguejos. Por conta desta característica, alguns pesquisadores sugerem que a pioneira da aviação possa ter sido vítima do curioso animal.
Quem defende esta teoria afirma que Amelia sobreviveu à queda do avião, mas não teve forças para buscar abrigo ou pedir socorro, devido aos ferimentos. Com isso, o caranguejo gigante se aproveitou da situação, usando seu olfato desenvolvido para encontrá-la em algum lugar do atol.
Análises realizadas nos restos mortais encontrados, décadas depois, apontaram que os ossos tinham marcas feitas pelo crustáceo. Além disso, os testes indicaram que o esqueleto pertencia a uma mulher adulta, reforçando ainda mais a teoria.
(Fonte: Getty Images)
Além das análises conduzidas por investigadores forenses, um experimento feito com os caranguejos-do-coco, em 2007, mostrou que eles se interessam por carnes e ossos e como são capazes de fazer um grande estrago. No estudo, uma carcaça de porco deixada próximo a eles foi consumida em poucos dias.
Mesmo com estes indícios, o mistério sobre a morte de Amelia Earhart continua sem solução.
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.