Como aproveitar as sobras das festas de fim de ano com segurança?

22/12/2023 às 10:002 min de leitura

Natal e Ano Novo são períodos propícios para reunir a família ao redor de uma mesa farta de comida. Em muitos casos, a quantidade é tanta que sobra, e automaticamente guardamos tudo na geladeira para comer no dia seguinte.

Contudo, uma questão que pode passar pela cabeça de muitos é como lidar com essas sobras que restaram sem comprometer a saúde? Caso tenha essa dúvida, confira algumas dicas de armazenamento e reaproveitamento desses alimentos nas linhas a seguir.

Armazenando de maneira correta

Médicas alertam para os cuidados com armazenamento e reutilização dos alimentos que sobram das festas de fim de ano. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Médicas alertam para os cuidados com armazenamento e reutilização dos alimentos que sobram das festas de fim de ano. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O primeiro ponto para reaproveitar as sobras de Natal e Ano Novo com segurança é fazer o armazenamento correto. A nutricionista Natalia Barros ressalta que não há problemas em comer essas sobras, mas é importante observar como tudo será guardado posteriormente.

Para garantir a segurança, Natalia recomenda colocar as sobras na geladeira ou freezer, dentro de duas horas após o preparo ou exposição. Para preservar ainda mais a comida, é viável guardá-la em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro. 

"É importante dividir grandes quantidades em porções menores, manter a geladeira abaixo de 4 °C e o freezer a -18 °C, consumir as sobras em 3 a 4 dias ou congelar para períodos mais longos, atentando-se ao reaquecimento a 74 °C", lista Natalia.

A nutricionista ainda relacionou quais são os alimentos mais seguros para consumo nos dias seguintes às festas. Confira a seguir:

  • Saladas frescas: guardadas em recipientes herméticos, mantendo os molhos separados até o momento de servir, podem ser consumidas dentro de 1 a 2 dias;
  • Frutas frescas: armazene em recipientes ou sacos próprios para alimentos na geladeira. Consuma dentro de alguns dias para manter a qualidade;
  • Guarnições à base de grãos: arroz, quinoa, e outros grãos podem ser refrigerados em recipientes herméticos, com prazo de 3 a 4 dias;
  • Sobremesas refrigeradas: doces como tortas refrigeradas ou sobremesas à base de frutas podem ser mantidos na geladeira e consumidos dentro de alguns dias.

Atenção especial

Observar o tempo de exposição é essencial para saber o que pode ou não ser consumido depois. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Observar o tempo de exposição é essencial para saber o que pode ou não ser consumido depois. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Entretanto, não são todos os alimentos que podem ser consumidos no dia seguinte. A endocrinologista Thais Mussi também ressalta que alguns alimentos que não devem ser reutilizados por serem altamente perecíveis. Veja quais são eles a seguir:

  • Pratos com creme ou maionese: se ficaram fora da geladeira por mais de 2 horas (1 hora em climas quentes), não devem ser guardados, por conta do alto risco de desenvolvimento bacteriano;
  • Frutos-do-mar: são particularmente suscetíveis à deterioração e contaminação bacteriana. Se eles foram mantidos fora da refrigeração por muito tempo, o risco de intoxicação alimentar aumenta consideravelmente;
  • Carnes mal-passadas ou cruas: elas podem abrigar bactérias perigosas. Se essas carnes permanecerem fora da refrigeração por mais de 2 horas, não devem ser consumidas posteriormente;
  • Saladas com molhos à base de ovos ou laticínios: saladas, especialmente aquelas com molhos à base de ovos ou laticínios (como molho de salada César), podem se tornar perigosas rapidamente quando mantidas em temperatura ambiente;
  • Alimentos que já estavam no limite da validade: se algum alimento consumido na ceia já estava próximo do fim de sua validade, é melhor não guardá-lo para consumo posterior.

"De modo geral, qualquer alimento que tenha ficado à temperatura ambiente por mais de 2 horas, especialmente em climas quentes, deve ser descartado", conclui a médica.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: