Porcos não transpiram, então de onde veio a expressão 'suando como um porco'?

26/02/2024 às 04:302 min de leitura

Se você já usou a expressão "suando como um porco", talvez nunca tenha parado para pensar de onde ela veio ou no seu significado. Inclusive, deve até acreditar que porcos "pinguem de suor", senão o dito popular não teria sentido algum, não é mesmo?

Sentimos informar, mas a história por trás desse termo é bem diferente. Na verdade, porcos quase não transpiram. Essa expressão, embora comum, tem raízes que se estendem além do reino animal e nos levam ao calor intenso das fundições de ferro.

Fabricação de ferro

O ferro gusa é uma das matérias-primas mais importantes para a sociedade. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)O ferro gusa é uma das matérias-primas mais importantes para a sociedade. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Pode parecer estranho, mas a história por trás da famosa expressão tem origem na fascinante história da fabricação de ferro, mais precisamente na produção do ferro gusa, que é um tipo fundido usado como matéria-prima na produção de aço e de vários tipos de ferro. O Brasil, inclusive, é um dos maiores produtores de ferro gusa do mundo. 

O material é resultado da redução do minério de ferro, junto com o coque e o calcário, colocados em alto-forno que fazem a fundição do minério, gerando um líquido de ferro quente. Quando o ferro quente é derramado sobre a areia nas fundições, ele começa a esfriar e solidificar. Mas qual é a relação disso tudo com os porcos?

Na fabricação de ferro gusa, os moldes normalmente são feitos de areia e têm uma estrutura ramificada e interligada, que lembra um conjunto de "porcos mamando em uma porca", todos conectados por um canal central. 

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Depois que o metal esfria e fica duro, os lingotes menores, que seriam os "porcos", são separados do molde principal — no caso, a "porca" —, gerando assim o ferro gusa ou pig iron, que é o termo utilizado para o material na língua inglesa devido aos lingotes menores parecem porcos feitos de ferro.  

Quanto ao suor, acontece quando o ferro esfria e o ar ao redor dele se condensa, formando gotículas de água na sua superfície, como se estivesse suando. É justamente daí que surgiu a expressão "suar como um porco", pois quando o "porco" (ou seja, o ferro gusa) está suando, significa que já esfriou o suficiente para ser manuseado sem maiores perigos.

O suor do porco

Os porcos não têm nada a ver com o fato de nós suarmos muito. (Fonte: Getty Images)Os porcos não têm nada a ver com o fato de nós suarmos muito. (Fonte: Getty Images)

A expressão "suando como um porco" é geralmente usada em momentos de intenso estresse, ansiedade, ou apenas calor mesmo. No entanto, os porcos não são os maiores suadores do reino animal. 

Na verdade, eles usam outros métodos para se refrescar, como rolar na lama. Isso porque eles têm menos glândulas sudoríparas do que nós humanos e, portanto, dependem mais de outros mecanismos para regular sua temperatura corporal.

Por isso, quando vemos um porco rolando na lama, ele está na realidade usando uma dessas estratégias para refrescar seu corpo, ao contrário da ideia que temos de que o animal gosta mesmo é de se sujar. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: