Esportes
19/05/2024 às 19:00•2 min de leituraAtualizado em 19/05/2024 às 19:00
Se você faz parte da comunidade LGBTQIA+ e quer viajar, é sempre bom buscar lugares pelo mundo em que vai se sentir acolhido e ter as melhores experiências possíveis. Também é importante ter em mente que é possível sair do óbvio e escolher cidades menos conhecidas que vão oferecer passeios bastante significativos.
Pensando nisso, preparamos essa lista – a partir das indicações do guia de viagens Out in The World, da National Geographic – com cinco destinos improváveis, mas recompensadores para os membros dessa imensa comunidade.
A província canadense de Nova Escócia fica no litoral do oceano Atlântico, e possui várias atrações: uma bela praia, colinas onduladas, espaços para caminhadas e ciclismo ao ar livre, além de pratos de frutos-do-mar mundialmente famosos. Em 2023, o local sediou os Jogos Indígenas Norte-Americanos, que reuniu 756 nações.
Vale lembrar que a Nova Escócia é um ótimo destino para a comunidade LGBTQIA +, pois possui a maior população de pessoas trans e não binárias do Canadá, e com ampla proteção legal para essa camada demográfica. A província também oferece muitos serviços voltados a esse público.
Barcelona é uma cidade costeira no norte da Espanha que tem tudo: história, arte, baladas, gastronomia deliciosa e monumentos projetados por Gaudí. Em alguns bairros mais famosos, como o Eixample, há muitas atrações voltadas exclusivamente para a comunidade LGBTQIA+.
Ao chegar lá, não deixe de visitar as casas de Gaudí: a Casa Batlló e La Pedrera Casa Milà, o último projeto de residência privada do arquiteto espanhol.
Localizada em uma península no extremo sul do México, a região de Los Cabos inclui as cidades de Cabo San Lucas e San José del Cabo. Juntas, elas agrupam 32 quilômetros de praias maravilhosas com atrações como campos de golfe, resorts e locais para mergulho com snorkel.
Lá, inclusive, ocorre a marcha anual do Orgulho LGBTQIA+. Há também muitos hotéis e empresas inclusivos que proporcionam para os turistas a melhor diversão possível enquanto nadam e desfrutam de suas margaritas.
Colônia, na Alemanha, é uma cidade universitária bastante progressista, que acolhe muito bem todos os membros da comunidade LGBTQIA+. Os passeios, sobretudo no Natal, são lindos e bem iluminados, criando uma atmosfera festiva aos visitantes que chegam ao local.
O fato é que Colônia, embora seja menos conhecida, compete com Berlim como a cidade mais queer da Alemanha. Lá é possível participar de um dos maiores festivais LGBTQIA+ da Europa e visitar dois bairros destinados à comunidade: Rudolfplatz-Schaafenstrasse, no oeste, e Heumarkt-Mathiasstrasse, no leste.
Para nós, brasileiros, o Rio de Janeiro dispensa apresentações. Mas, saiba que a cidade maravilhosa está incluída nos melhores destinos LGBTQIA+ do mundo, sendo incluída na lista do guia Out of This World.
As atrações não são poucas: praias deslumbrantes, baladas animadas, vários pontos de encontro para a comunidade e até uma praia nudista (a Praia de Abricó). Há também várias iniciativas locais, incluindo na legislação, que criminalizam a discriminação dentro de casas noturnas.