Ciência
07/12/2024 às 15:00•2 min de leituraAtualizado em 07/12/2024 às 15:00
Muita gente tem o sonho de ir morar em outro país quando chegar à aposentadoria. Afinal, a vida teoricamente estará mais tranquila, e quem tem estabilidade pode cogitar viver algo novo.
Mas embora seja empolgante, é preciso colocar na balança vários aspectos, como o custo de vida, o sistema de saúde e as condições climáticas. Para quem está amadurecendo esse plano, aqui estão 5 países em que é possível desfrutar bem a aposentadoria. As indicações são baseadas no Índice Global de Aposentadoria anual da Natixis, que considera vários fatores, que vão da taxa de câmbio, a inflação até a geopolítica.
Portugal tem uma vantagem bem óbvia para os brasileiros: possui a mesma língua. O país europeu costuma aparecer sempre com destaque em listas desse tipo por conta da baixa taxa de criminalidade, do excelente sistema de saúde e do baixo custo de vida.
Lá existe um programa Golden Visa que pode oferecer cidadania portuguesa para aposentados que querem viver lá e podem fazer investimentos em imóveis ou em outras áreas da economia portuguesa. Dentre as cidades mais visadas, estão Lisboa, Porto e a região de Algarve.
A Espanha tem um programa semelhante ao de Portugal, e requisita dos aposentados um investimento de 500 mil euros em imóveis espanhóis para conceder a cidadania. A vantagem é que os residentes permanentes têm acesso ao sistema de saúde da Espanha, o que é uma ótima para as pessoas com mais idade.
Dentre as cidades mais amadas pelos brasileiros, estão Valência e Barcelona – ambas são temperadas por climas mediterrâneos ensolarados.
A Suíça oferece aos aposentados uma excelente qualidade de vida e a oportunidade de desfrutar de paisagens maravilhosas. Pessoas com pelo menos 55 anos com uma renda suficiente de aposentadoria podem se candidatar a morar lá. Mas vale lembrar que as regras de imigração variam em cada região.
É preciso não esquecer que a Suíça é um país caro. Por isso, é necessário fazer uma boa avaliação se o seu dinheiro de aposentadoria ou suas reservas financeiras terão uma boa conversão por lá.
Quem prefere ficar na América pode considerar o Panamá, um belo país com praias paradisíacas. Diferente de outras nações que exigem investimento, o Panamá apenas requisita que os aposentados tenham uma renda mínima de US$ 1 mil.
Há outras vantagens. Quem tem visto Pensionado também tem acesso a benefícios como descontos de 25% em contas de serviços públicos e passagens aéreas.
Ainda na América Central, a Costa Rica é um local de clima tropical e uma biodiversidade deslumbrante. Para quem gosta de natureza, pode ser um país incrível para viver depois de se aposentar.
Lá não há uma idade mínima para se qualificar para um visto de aposentadoria: só é necessário ganhar pelo menos US$ 1 mil por mês em renda, tal como no Panamá. Os aposentados também podem aderir ao sistema de saúde universal ou adquirir o seu próprio plano.