Raro fenômeno meteorológico é visto nos céus da Costa Rica [vídeo]
177
Compartilhamentos

Raro fenômeno meteorológico é visto nos céus da Costa Rica [vídeo]

Último Vídeo

Quem estava na Costa Rica nesta última terça-feira (15) teve a oportunidade de assistir a um espetáculo da natureza que definitivamente não se vê todos os dias. Trata-se de um raro fenômeno meteorológico conhecido como nuvem iridescente – que reflete as cores do arco-íris –, que você pode conferir no vídeo acima.

De acordo com Eladio Solano, meteorologista do Instituto Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, formações de nuvens iridescentes acontecem quando gotículas de água e partículas de gelo difratam a luz que incide sobre uma nuvem ou banco de nuvens. Segundo a física, uma difração ocorre quando uma onda (seja ela sonora, eletromagnética etc.) sofre algum tipo de interferência, como atingir um obstáculo.

Ao atravessar ou contornar essa barreira, a onda segue em diversas trajetórias simultaneamente, e cada parte pode ter um comprimento diferente. É essa variação no comprimento das ondas que nos faz enxergar todas as diferentes cores, e, no caso das nuvens iridescentes, os obstáculos que os feixes de luz atingem são justamente a água e o gelo.

Era possível ver a formação a partir de várias cidades ao mesmo tempo, como Escazu – que aparece no vídeo –, Parrita, Pavas, Hatillo e até da capital do país, San Jose. Coincidentemente, o belo fenômeno aconteceu no dia em que se comemora a independência da Costa Rica. Abaixo você confere uma galeria com mais algumas imagens da impressionante nuvem iridescente.

Qual foi o fenômeno meteorológico mais incomum que você já viu? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.