15 GIFs que mostram como a natureza libera a sua ira na Terra

01/07/2017 às 02:002 min de leitura

1 – Trombas-d’água

Sploid

Fenômenos como o que você acabou de ver na imagem acima se caracterizam por uma espécie de tornado feito de água, quase sempre formado quando uma coluna de ar gira sobre o mar — frequentemente em regiões tropicais e subtropicais.

2 – Erupções vulcânicas

Fox 17

Uma forma simples — e um pouco mundana — de descrever as erupções vulcânicas seria que elas representam a Terra vomitando o que existe em suas entranhas.

3 – Tsunamis

Makeagif

Provocados por terremotos, erupções vulcânicas ou explosões que ocorrem no fundo do mar, os tsunamis são ondas gigantes com um enorme poder de destruição.

4 – Ciclones tropicais

Weather.com

Os ciclones são formados por um sistema organizado de baixa pressão e rotativo de nuvens e tempestades que se formam sobre regiões oceânicas tropicais e subtropicais. Sua velocidade geralmente varia entre 120 km/h e os 320 km/h — como foi o caso do furacão Patrícia, que se formou em 2015.

5 – Tornados

Giphy

Os tornados são caracterizados por colunas de ar de alta rotação que estão em contato com a superfície da Terra e com nuvens do tipo cumulonimbus — e, às vezes, com outras nuvens da classe cumulus.

6 – Supercélulas

Fast Company

As supercélulas são tempestades nas quais existe uma corrente de ar ascendente — ou um mesociclone — girando no interior da nuvem.

7 – Raios

HD Imagelib.com

Os raios nada mais são do que repentinas e intensas descargas eletrostáticas que ocorrem durante as tempestades — e que podem acontecer entre as regiões carregadas de uma nuvem, entre uma nuvem e outra ou entre uma nuvem e o solo.

8 – Deslizamentos de terra

Nature Begs Vengeance On Account Of Men

Os deslizamentos de terra se referem ao movimento de rochas, solo e detritos morro abaixo e podem ser resultado de vários fatores, como erosão, ocorrência de sismos, excesso de chuva, neve, gelo, erupções vulcânicas, entre outros.

9 – Chuvas de granizo

Sploid

Elas consistem em milhões de fragmentos de gelo que caem sobre a Terra como fazem as gotas de água, podendo variar de tamanho e ser perigosas para os humanos.

10 – Terremotos

Reddit

Caracterizados pela liberação de energia na crosta terrestre, os abalos sísmicos quase sempre são resultado do choque entre duas placas tectônicas.

11 – Dolinas

Popular Mechanics

As dolinas são grandes depressões que surgem no solo depois da dissolução de rochas que se encontram abaixo da superfície terrestre.

12 – Tempestades de areia

247 Sports

As tempestades de areia — ou poeira — costumam se formar em locais onde a umidade relativa do ar é bem baixa e existe a propensão de haver partículas em suspensão no ar.

13 – Tormentas sujas

The Huffington Post

As tormentas sujas são fenômenos incrivelmente raros que podem ocorrer durante grandes erupções vulcânicas. Elas acontecem quando pequenos cristais de gelo, partículas de rocha e cinzas presentes nas nuvens de fumaça colidem entre si gerando descargas elétricas.

14 – Avalanches

Discovery

As avalanches são tecnicamente parecidas com os deslizamentos de terra — com a diferença de que, aqui, o que desce montanha abaixo são grandes quantidades de neve.

15 – Incêndios florestais

89.3KPCC

Nem sempre os devastadores incêndios florestais são resultado de ações humanas! Eles também podem acontecer por obra da natureza — podendo ser induzidos pela queda de um raio, por exemplo.

*Publicado em 11/04/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: