Indício de Atlântida brasileira é encontrado a 1,5 mil km da costa do RJ
445
Compartilhamentos

Indício de Atlântida brasileira é encontrado a 1,5 mil km da costa do RJ

Último Vídeo

Um grupo de geólogos brasileiros encontrou evidências do que vem sendo chamado de “Atlântida brasileira”. A descoberta ocorreu durante a dragagem para estudos de uma região conhecida como Alto do Rio Grande. Entre os materiais coletados, surgiu uma amostra bastante inusitada de granito — rocha considerada de origem continental.

Especula-se que a região submersa, localizada a 1,5 mil quilômetros da costa do Rio de Janeiro, representa uma lasca de continente perdida quando a América e a África se separaram, há aproximadamente 200 milhões de anos — embora, na ocasião da descoberta, os pesquisadores tenham cogitado que se trataria até mesmo de restos de um lastro de navio.

Um “morrete”

A possibilidade de um pedaço de continente submergido foi reforçada com a expedição do navio japonês Yokosuda, parte do projeto “Busca pelos Limites da Vida” — iniciativa da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec), auxiliada por pesquisadores de universidades brasileiras. A equipe encontrou no local um “morrete”. Após expedição subaquática, constatou-se que se tratava de rochas aparentemente graníticas.

Embora dificilmente se trate de uma cidade submergida, os pesquisadores reforçam que a descoberta pode ter várias implicações, sobretudo no que diz respeito à extensão da plataforma continental.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.