Confira algumas das florestas mais incríveis do mundo

20/06/2018 às 03:003 min de leitura

As florestas possuem uma atmosfera de aventura e segredos escondidos que animam muita gente a não apenas explorá-las, mas também estudar aquele ambiente repleto de vida. Outros chegam até mesmo a dedicar a vida por uma floresta, como foi o caso do brasileiro Chico Mendes.

Mas as áreas ambientais e biológicas são apenas duas que se interessam pelas florestas. Mais do que isso, esses ambientes também são uma espécie de registro de como eram aquelas regiões antes da influência das atividades humanas. Por si só, isso já é razão o suficiente para que sejam preservadas, afinal esses biomas podem nos fornecer muitas informações.

Confira a seguir algumas das principais florestas do mundo.

1. Parque Nacional de Fiordland, Nova Zelândia

Essa floresta fica em uma parte tão remota do país que muitos cientistas acreditam que ela serve de refúgio para plantas e animais considerados extintos. A Fiordland National Park é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e possui cachoeiras, fiordes e muitos quilômetros de praia.

Parque Nacional de Fiordland, na Nova Zelândia Fonte da imagem: Divulgação/Wikipedia

2. Floresta Nacional de Redwood, Norte da Califórnia

Conhecida por ter árvores que se enquadram entre as maiores do mundo, essa floresta foi usada como cenário do filme “O Retorno de Jedi”, da série Star Wars. Infelizmente, acredita-se que 96% de sua área tenha sido devastada: se hoje é possível encontrar lá sequoias com 115 metros de altura e 8 metros de diâmetro, é de esperar que existissem exemplares muito maiores antigamente.

Floresta Nacional de Redwood, localizado no Norte da Califórnia Fonte da imagem: Divulgação/Wikipedia

A vida marinha e terrestre do local também é expressiva, contando com leões marinhos, águias carecas e o pelicano marrom, que está em extinção.

3. Reserva Florestal Biológica Nube Monteverde, Costa Rica

A floresta tropical acima é a que mais possui espécies de orquídeas no mundo. E não é só isso: a Reserva Florestal Biológica Nube Montever também é lar de 500 espécies de borboletas, 400 tipos de aves e mais de 100 diferentes mamíferos.

Fonte da imagem: Divulgação/Wikipedia

4. Floresta Daintree, Austrália

Com o título de floresta tropical mais antiga do planeta, a Daintree possui mais de 110 milhões de anos. Além de cenários incríveis e muitas cachoeiras, em seu interior habitam criaturas como cangurus, ornitorrincos e outros animais típicos da fauna australiana.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia

5. Floresta Impenetrável de Bwindi, Uganda

Só o nome de “Floresta Impenetrável” já seria o suficiente para estar presente nesta lista, mas essa área de preservação é responsável por guardar uma das espécies em extinção mais incríveis do mundo: o gorila da montanha. São cerca de 340 espécimes desse animal que vivem em seu interior, junto com chimpanzés, antílopes, elefantes e centenas de espécies de aves e borboletas.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

6. Floresta Amazônica, América do Sul

Essa dispensa apresentação para o público brasileiro e, talvez, até mesmo para o resto do mundo, já que é uma das mais famosas. Para se ter uma ideia de como essa floresta é importante, saiba que ela possui mais espécies de plantas e animais do que todo o restante do planeta. Um a cada dez animais catalogados no mundo vem da floresta amazônica.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

7. Vale Jiuzhaigou, China

O vale ocupa 72 mil hectares da parte norte da província de Sichuan e conta com montanhas que, à sua volta, atingem a altura de até 4,8 mil metros. As paisagens são belíssimas e o vale ainda abriga cerca de 140 espécies de pássaros, além do panda gigante, que está ameaçado de extinção.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

8. Parque Nacional Olympic, Washington

Basta dirigir algumas horas de Seatle para chegar ao Parque Nacional Olympic, que possui uma das maiores florestas de clima temperado do mundo.

Fonte da imagem: Reprodução/OC Register

Esse é, provavelmente, o lugar mais chuvoso dos Estados Unidos e possui um belo litoral, com ótimos pontos para quem deseja nadar um pouco.

*Publicado originalmente em 14/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: