Por que o Japão é chamado de 'Terra do Sol Nascente'?

21/08/2018 às 04:002 min de leitura

Antigamente, a China desenvolvia grande parte das marcas e dos símbolos da civilização avançada, em áreas diversas como na escrita, na arquitetura das cidades e nas feitorias do bronze — tudo isso 2 mil anos antes do Japão.

Como resultado desse domínio, a China tinha uma enorme influência na cultura asiática, compartilhando suas filosofias, suas estruturas políticas, sua arquitetura, sua religião, seus estilos de vestimentas e sua linguagem escrita.

Com uma influência tão poderosa, quando o Japão foi descrito no início de seu desenvolvimento, isso foi realizado a partir de uma perspectiva chinesa.

Assim, quando os chineses olhavam para o leste, na localização do Japão, eles olhavam na direção do amanhecer. Foi assim que eles passaram a chamar o país como o país do sol nascente. Mas outras histórias também são relatadas sobre a origem desse título.

História japonesa

No momento em que o primeiro embaixador japonês foi enviado para a capital oriental chinesa, da dinastia Han, em 57 d.C., o Japão foi chamado de “Wa” (Wo) , um nome que também designava o povo japonês.

De acordo com relatos contemporâneos chineses, estes primeiros japoneses “se alimentavam de vegetais crus, arroz e peixe. Tinham relações de vassalo-mestre, tinham impostos recolhidos, celeiros provinciais e mercados. Eles também tiveram lutas de sucessão violentas”.

No primeiro século depois de Cristo, um clã, os Yamato, começou a dominar os seus vizinhos, e no século 5 d.C., ele tornou-se um sinônimo de liderança para o Japão. Como um único governo central surgiu, o Japão seguiu cada vez mais a cultura chinesa, incluindo seus métodos de administração.

Por volta de 600 d.C., o Príncipe Regente do Japão, Shotoku (574-622 d.C.), que era um grande fã da cultura chinesa, introduziu uma grande variedade de influências da China para o Japão. Ele adotou os modelos de Confúcio de classes e etiqueta.

Shotoku também adotou o calendário chinês, desenvolveu um sistema de estradas similar, construiu numerosos templos budistas, sistema judicial parecido, além de ter enviado estudantes japoneses para a China para estudar o budismo e o confucionismo, estabelecendo relações diplomáticas com aquele país.

Além disso, Shotoku é amplamente creditado no Japão pela criação do nome Nippon ("Origem do Sol") para o país. Dizem os relatos que o Príncipe, no ano de 607 d.C., na altura da primeira embaixada da dinastia Sui, enviou uma carta ao imperador chinês, Yangdi, que dizia: "do Filho do Céu, na terra onde o sol nasce para o Filho do Céu na terra onde o sol se põe” .

Aparentemente, os chineses se sentiram ofendidos que Shotoku tentou nomear a si mesmo como "Filho do Céu" no mesmo patamar que o imperador chinês, também nomeado dessa forma. Porém, a parte que diz “na terra onde o sol nasce” também ficou marcada como uma identificação do Japão.

Independentemente disso, em 645 d.C., de acordo com a história do Japão, um golpe levou à introdução da reforma Taika. Com a intenção de centralizar ainda mais o governo, a reforma eliminou a propriedade privada de terras, colocando-as sob o seu controle. Como parte desta reforma, Nippon, Nihon (ambos significam “origem do sol") e Dai Nippon (Grande Japão) foram utilizados em documentos diplomáticos e crônicas no lugar de Wa (Wo).

*Publicado originalmente em 07/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: