publicidade

Conheça as 10 universidades mais antigas do mundo

20/10/2014 às 13:374 min de leitura

Se você acha que a sua faculdade é antiga, espere para conhecer a que veremos a seguir. Instituições com mais de 800 ou até mais de 900 anos de existência fazem parte dessa lista que mostra um pouco da história do ensino universitário no mundo desde muito tempo atrás.

A palavra universidade é derivada do latim universitas — que pode ter significados como universalidade, totalidade, conjunto, comunidade — e também da frase universitas magistrorum et scholarium, que significa "comunidade de professores e estudiosos".

O termo foi cunhado pela Universidade italiana de Bolonha, que, com a data de fundação tradicional de 1088, é considerada a primeira universidade da Europa e do mundo que continua em atividade desde o seu surgimento. Abaixo você poderá conhecer melhor a história dela e de mais nove das universidades mais antigas do mundo. Confira:

10 – Universidade de Valhadolide

Valhadolide, Espanha, fundada em 1241

A Universidade de Valhadolide (Valladolid) é uma universidade pública espanhola na cidade de Valladolid, na região autônoma de Castela e Leão, que foi fundada em 1241. A universidade conta atualmente com cerca de 32 mil alunos de graduação e mais de dois mil professores.

A instituição foi fundada como transferência de sede de estudos da Universidade de Palencia, fundada por Alfonso VIII de Castela, entre 1208 e 1212. Ela é atualmente responsável por sete campus distribuídos por quatro cidades de Castela e Leão: Valhadolide, Palencia, Soria e Segovia.

9 – Universidade de Siena

Siena, Itália, fundada em 1240

A Universidade de Siena, na região da Toscana, é uma das universidades mais antigas e primeiras das universidades com financiamento público na Itália. Originalmente chamada Studium Senese, a Universidade de Siena foi fundada em 1240.

Em 2006, a instituição tinha cerca de 20 mil alunes, sendo quase metade da população de Siena que era cerca de 54 mil.  Atualmente, a universidade é mais conhecida por suas Escolas de Direito e Medicina.

Em 1321, o local atraiu um número maior de alunos devido a um êxodo em massa da prestigiada vizinha Universidade de Bolonha, que esteve fechada temporariamente entre 1808 a 1815, quando as forças de Napoleão ocuparam a Toscana.

8 –Universidade de Toulouse

Toulouse, França, fundada em 1229

A Universidade de Toulouse é uma associação de universidades francesas, grandes escolas e outras instituições de ensino superior e de pesquisa, em homenagem a uma das primeiras universidades estabelecidas na Europa em 1229, e incluindo as universidades sucessoras.

A formação da Universidade de Toulouse foi imposta por Raimundo VII de Toulouse, como parte do Tratado de Paris em 1229 a fim de acabar com a cruzada contra os albigenses. Outras faculdades (como a de Direito e de Medicina) foram adicionadas mais tarde ao conglomerado.

7 – Universidade de Nápoles Federico II

Nápoles, Itália, fundada em 1224

A Universidade de Nápoles Federico II é uma universidade localizada na cidade italiana de Nápoles, que também é muito famosa pela origem da pizza (da forma como conhecemos hoje). A instituição foi fundada em 5 de junho de 1224 por Federico II da Germânia (imperador do Sacro Império Romano-Germânico) e está organizada em 13 faculdades.

É a instituição apoiada pelo Estado mais antiga de ensino superior e pesquisa no mundo. Um dos mais famosos estudantes desta universidade foi o teólogo católico romano e filósofo Tomás de Aquino.

6 – Universidade de Pádua

Pádua, Itália, fundada em 1222

A Universidade de Pádua é uma importante universidade italiana localizada na cidade de Pádua (Padova). A instituição foi fundada em 1222 como uma escola de direto e foi uma das universidades mais proeminentes no início da Europa moderna.

Segundo os registros, a universidade teria sido fundada em 1222 (o que corresponde ao primeiro momento em que a instituição é citada em um documento histórico como pré-existente, por isso é muito certamente mais antiga), quando um grande grupo de alunos e professores deixou a Universidade de Bolonha, em busca de mais liberdade acadêmica.

As primeiras grades ensinadas na universidade foram direito e teologia. Mas o currículo expandiu-se rapidamente e em 1399 a instituição se dividiu em uma faculdade de direito e outra que ensinava astronomia, dialética, filosofia, gramática, medicina e retórica.

5 – Universidade de Salamanca

Salamanca, Espanha, fundada em 1218

Essa universidade está localizada na cidade de Salamanca, a oeste de Madrid, na comunidade autônoma de Castela e Leão, mesma região da Universidade de Valhadolide. Ela foi fundada em 1134, mas foi apenas em 1218 que foi concedida e Carta Régia de fundação pelo rei Alfonso IX.

É a mais antiga universidade fundada na Espanha e a terceira mais antiga universidade europeia em operações contínuas. Além disso, foi a primeira instituição europeia a receber o título formal de "Universidade" como tal, concedido pelo rei Alfonso X, em 1254, e reconhecido pelo Papa Alexandre IV em 1255.

4 – Universidade de Cambridge

Cambridge, Inglaterra, fundada em 1209

A Universidade de Cambridge é uma universidade de pesquisa pública localizada em Cambridge, na Inglaterra. É a segunda mais antiga universidade do mundo de língua inglesa (depois da Universidade de Oxford).

A universidade cresceu a partir de uma associação de estudiosos de Cambridge que foi formada em 1209. Os registros iniciais sugerem que esses estudiosos teriam deixado Oxford após uma disputa com habitantes da cidade.

As duas mais antigas universidades britânicas têm muitas características em comum e muitas vezes são referidas em conjunto como “Oxbridge”. Além de associações culturais e práticas como uma parte histórica da sociedade britânica, elas têm uma longa história de rivalidade.

3 – Universidade de Oxford

Oxford, Inglaterra, fundada em 1167

Alegadamente como a universidade mais antiga do mundo, não há data precisa de fundação da Universidade de Oxford, mas o ensino já existia em Oxford de alguma forma em 1096 e desenvolveu-se rapidamente a partir de 1167, quando Henrique II proibiu os alunos ingleses de frequentar a Universidade de Paris.

Tida como uma universidade monarquista, a Oxford pode até ter surgido bem antes, no ano de 825, conforme indicam alguns supostos documentos históricos, mas que nunca vieram a público.

2 – Universidade de Paris

Paris, França, fundada em 1150

A Universidade de Paris foi fundada em meados do século 12, sendo reconhecida oficialmente como uma universidade provavelmente entre 1150 e 1170. A universidade é muitas vezes referida como a Sorbonne, após ter associada a instituição (Collège de Sorbonne) fundada em 1257 por Robert de Sorbon.

Após a Revolução Francesa, as suas atividades foram suspensas de 1793 a 1896. Com o crescimento do ensino superior nos anos do pós-guerra na França, a universidade foi dividida em treze instituições autônomas. Das treze universidades sucessoras atuais, quatro têm instalações no edifício histórico de Sorbonne.

1 – Universidade de Bolonha

Bologna, Itália, fundada em 1088

A Universidade de Bolonha é reconhecida como a mais antiga do mundo em operação contínua, considerando que foi a primeira a usar o termo universitas para as corporações de estudantes e mestres que vieram a definir a instituição.

A instituição está foi fundada na cidade italiana de Bolonha em 1088. Atualmente, ela tem cerca de 100 mil alunos em suas 23 escolas, possuindo campus em Imola, Ravenna, Forlì, Cesena e Rimini e um centro de filial no exterior, em Buenos Aires. Além disso, tem uma escola de excelência chamada Collegio Superiore di Bologna.

Últimas novidades em Educação

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: