Saiba por que estas mulheres usam alargadores e tatuagens no rosto

17/07/2015 às 08:292 min de leitura

A tribo dos Apatanis vive no estado indiano de Arunachal Pradesh, e uma das características mais marcantes dessas pessoas é o fato de que as mulheres precisam usar alargadores em seus narizes. Esse padrão cultural foi o tema escolhido pelo fotógrafo Cezary Wyszynski, que teve permissão única para registrar o cotidiano dessas mulheres e das outras pessoas da tribo.

As imagens feitas por Wyszynski revelam a rotina dos Apatanis e nos mostram que, além dos alargadores no nariz, as mulheres da tribo também têm traços escuros tatuados no rosto. Nessa cultura, toda mulher, depois de menstruar pela primeira vez, precisava furar as narinas. Mas por que será?

A tribo Apatani vive em um pequeno vilarejo, e a tradição de furar e tatuar o rosto não é mais praticada desde 1970. Nesse sentido, é interessante reparar que rituais tidos como culturais são muitas vezes violentos, especialmente com as mulheres, como é o caso da mutilação genital na África e a tradição de atar os pés, na China. Taí uma questão polêmica.

Galeria 1

Quanto à tradição Apatani, acredita-se que essas mudanças corporais começaram a ser realizadas na tentativa de identificar suas mulheres durante possíveis invasões – cada vez que uma tribo era atacada, algumas de suas mulheres eram sequestradas e nunca mais vistas de novo.

No início, a decisão do líder da tribo era a de que a mulher mais bonita de todas deveria ser “marcada” com os alargadores no nariz – lá esses alargadores são chamados de yaping hurlo. Como se não bastasse, outra marca passou a ser adotada nas mulheres Apatanis: linhas pretas verticais tatuadas no rosto.

Por trás dessa tradição estava também a intenção de fazer com que o rosto da mulher ficasse o menos atraente possível, de modo que líderes de tribos rivais, quando se aproximassem, não ficassem interessados por essas mulheres e as sequestrassem.

Atualmente, a pequena tribo já não realiza esses rituais, embora ainda tenha um estilo de vida rústico, com uma alimentação à base de arroz e peixe, principalmente. Com relação às suas crenças, os Apatanis têm sua própria religião, chamada Donyi-Polo, que venera o Sol (Donyi) e a Lua (Polo). Quanto aos alargadores e às tatuagens, hoje em dia só são vistos nas mulheres mais velhas da tribo.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: