Conheça a ilusão de ótica que engana apenas os adultos, não as crianças
983
Compartilhamentos

Conheça a ilusão de ótica que engana apenas os adultos, não as crianças

Último Vídeo

Você provavelmente nunca deve ter ouvido falar no psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, mas ele dá nome a uma ilusão de ótica que afeta principalmente as pessoas adultas. Esse tipo específico se tornou bastante popular no início do século passado e até hoje mexe com nosso cérebro.

“Qual dos círculos centrais é menor?”

Na imagem acima está um exemplo da ilusão de Ebbinghaus: afinal, qual dos dois círculos centrais é menor? Se você respondeu que é o da esquerda, saiba que ambos possuem o mesmo tamanho. Acontece que seu cérebro foi enganado pelo do contexto em que os círculos se encontram.

Por que as crianças possuem vantagem?

Um estudo recente foi feito com 51 crianças, com idades entre 4 e 10 anos, e 24 adultos, entre 18 e 25 anos. Coordenado por Martin Doherty, da Universidade de Stirling, na Escócia, o experimento mostrou imagens semelhantes à que ilustra esta matéria, com círculos que se diferenciam dos demais em seu entorno com uma margem de 2 a 18% do tamanho.

As crianças tiveram uma facilidade muito maior em notar que os círculos centrais são iguais, mesmo com a confusão das imagens que os cercam. Acredita-se que pelo cérebro dos adultos ser muito mais desenvolvido, eles acabam levando o entorno muito mais em consideração do que os infantes o fazem, tendo uma dificuldade maior em notar que os círculos centrais possuem o mesmo tamanho. Confira outros exemplos dessa ilusão:

Contexto é mais facilmente ignorado pelo cérebro das crianças

***

Você gosta de ilusões de ótica? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.