Ciência
29/03/2016 às 11:27•1 min de leitura
Você provavelmente nunca deve ter ouvido falar no psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, mas ele dá nome a uma ilusão de ótica que afeta principalmente as pessoas adultas. Esse tipo específico se tornou bastante popular no início do século passado e até hoje mexe com nosso cérebro.
“Qual dos círculos centrais é menor?”
Na imagem acima está um exemplo da ilusão de Ebbinghaus: afinal, qual dos dois círculos centrais é menor? Se você respondeu que é o da esquerda, saiba que ambos possuem o mesmo tamanho. Acontece que seu cérebro foi enganado pelo do contexto em que os círculos se encontram.
Um estudo recente foi feito com 51 crianças, com idades entre 4 e 10 anos, e 24 adultos, entre 18 e 25 anos. Coordenado por Martin Doherty, da Universidade de Stirling, na Escócia, o experimento mostrou imagens semelhantes à que ilustra esta matéria, com círculos que se diferenciam dos demais em seu entorno com uma margem de 2 a 18% do tamanho.
As crianças tiveram uma facilidade muito maior em notar que os círculos centrais são iguais, mesmo com a confusão das imagens que os cercam. Acredita-se que pelo cérebro dos adultos ser muito mais desenvolvido, eles acabam levando o entorno muito mais em consideração do que os infantes o fazem, tendo uma dificuldade maior em notar que os círculos centrais possuem o mesmo tamanho. Confira outros exemplos dessa ilusão:
Contexto é mais facilmente ignorado pelo cérebro das crianças
***
Você gosta de ilusões de ótica? Comente no Fórum do Mega Curioso