Muita calma nessa hora! Será que você anda estressado?
52
Compartilhamentos

Muita calma nessa hora! Será que você anda estressado?

Último Vídeo

O stress é um dos grandes problemas do século XXI e pouca gente discorda disso, mas você sabe, afinal, quais são as consequências do stress na sua vida? Você faz ideia de como esses altos picos de emoção podem prejudicar a sua saúde? Ficar nervoso e sob pressão por longos períodos não é, definitivamente, um bom negócio.

Em 2012, pesquisadores holandeses pediram que voluntários analisassem fotos de 300 pessoas, com a finalidade de adivinhar a idade desses indivíduos. Além disso, todas as pessoas das imagens tiveram seus níveis de cortisol avaliados, já que presenças elevadas desse hormônio são fortes indicadores de uma rotina estressante.

Os resultados apontaram que pessoas com altos níveis de cortisol aparentavam ser mais velhas, o que rendeu, inclusive, uma fórmula maluca: cada micromol de cortisol por litro de sangue faz com que a pessoa pareça ser seis meses mais velha do que realmente é.

Efeitos

Fonte da imagem: Shutterstock

O psicólogo e pesquisador Ronald Nathan disse que consegue perceber os efeitos do stress em seus pacientes apenas os observando. Para Nathan, pessoas estressadas apresentam o número 11 entre as sobrancelhas. Ele explica que isso acontece porque nosso corpo não está mais programado para lutar com animais e viver com baixas condições de conforto, como antigamente. Então a saída é literalmente tensionar aquilo que nos aflige, o que pode ser desastroso para a saúde e a beleza.

Antes que você entre em pânico e acabe ficando estressadinho, é importante que você saiba que o stress pode – e deve – ser evitado. Mudar hábitos de vida, praticar atividades físicas e até fazer terapia pode ajudar a aliviar os efeitos de uma vida movimentada demais.

Conheça alguns sintomas típicos de quem é estressado:

Fonte da imagem: Shutterstock

  • Bruxismo: O ranger de dentes, que ocorre até mesmo durante o sono, é um típico sinal de stress e pode ser uma extensão do travamento de mandíbulas durante o dia.
  • Gengivite: Se você tem problemas bucais com frequência, incluindo perda de dentição, talvez a culpa seja do stress. A Ciência ainda não sabe exatamente qual a relação entre doenças bucais e stress, mas já se sabe que pessoas estressadas têm a boca seca – e uma das principais causas desse sintoma é gengivite.
  • Inflamações: Pessoas estressadas costumam ter mais inflamações, o que só pode ser considerado um real problema se elas aparecerem em larga escala, provocando doenças cardiovasculares, dores e enfraquecimento do sistema imunológico.
  • Queda de cabelo: Sim, o stress também causa queda de cabelo. Um estudo feito no ano passado com 98 irmãs gêmeas revelou que as mais nervosas tinham menos cabelo. Idem para as que tinham mais filhos.
  • Enfraquecimento dos ossos: Esse sintoma se dá porque o cortisol diminui a absorção de cálcio, fazendo com que nossos ossos fiquem mais frágeis.
  • Ganho de peso: O stress desequilibra o hormônio responsável pelo apetite e é por isso que algumas pessoas, quando nervosas, são capazes de devorar o que vier pela frente. 
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.