Sabia que a gordura pode ser uma boa arma para combater infecções?

07/01/2015 às 07:132 min de leitura

Você que vive de dieta para perder alguns quilinhos ou cultiva feliz aquele estoquezinho de gordura, já percebeu que aquele seu amigo magrelo fica doente muito mais vezes do que você? Talvez isso tenha uma explicação científica: a gordura pode ajudar a combater infecções.

É claro que não estamos dizendo que a obesidade faz bem. Nada disso, pois ela pode trazer problemas graves, como diabetes, hipertensão e complicações cardiovasculares. E sabemos que um peso moderado é importante para afastar essas e outras doenças, garantindo uma vida mais saudável e tranquila.

Mas essa rara ação benéfica da gordura foi descoberta recentemente por uma equipe de pesquisadores, liderada por Richard Gallo, da Universidade da Califórnia, em San Diego. Eles descobriram que as células de gordura podem estar entre a nossa primeira linha de defesa contra patógenos.

Como todos nós sabemos, além de barreiras físicas, como a pele, a nossa principal proteção contra bactérias e vírus agressores é o sistema imunológico. Esta é uma rede complexa de células de defesa, tais como anticorpos, que reconhecem e destroem as células estranhas e proteínas.

Porém, apesar de muitos micróbios se multiplicarem rapidamente, pode levar dias para a produção de anticorpos aumentar. Mas os especialistas verificaram que as células de gordura também desempenham um papel defensivo e respondem mais rapidamente do que muitas partes do sistema imune.

Processo de pesquisa

De acordo com informações do artigo de Clare Wilson, do New Scientist, a equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia injetou em ratos a bactéria Staphylococcus aureus.

Em poucas horas, as células de gordura subcutânea reagiram, lançando uma substância chamada catelicidina, que pode ser capaz de romper as membranas celulares bacterianas, sendo também conhecida por prejudicar os vírus, embora não esteja claro exatamente como isso acontece.

O fato é que comparado com estes animais, outro grupo de ratos que tinham sido geneticamente modificados para não ter quase nenhuma célula de gordura desenvolveu infecções muito piores quando exposto às bactérias. Isso sugere que as células de gordura produtoras de catelicidina tiveram um efeito protetor.

Mas e os efeitos nos humanos? Boas notícias: os pesquisadores já têm alguns testes realizados, pois a equipe de Gallo também foi capaz de mostrar que as células de gordura humanas cultivadas em laboratório secretam a catelicidina. Então, reações semelhantes também podem acontecer em pessoas.

Porém, reforçando o que falamos acima, mais gordura não é igual a mais proteção. Na verdade, as pessoas que são obesas têm uma maior taxa de infecções de tecidos moles.

Os pesquisadores acreditam que isso pode ser porque as pessoas obesas são mais propensas a ter diabetes tipo 2, em que as células de gordura são resistentes à insulina. Isso também pode reduzir a produção de catelicidina. Portanto, os especialistas dizem que um pouquinho de gordura é bom, mas muito, não.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: