Sacsayhuamán: saiba mais sobre as intrigantes muralhas que ficam no Peru

10/10/2018 às 11:002 min de leitura

Você já ouviu falar de uma imensa fortaleza chamada Sacsayhuamán que existe no Peru? Nós do Mega Curioso já mencionamos essa estrutura (bem) brevemente em uma lista que publicamos por aqui, mas, como se trata de uma construção pra lá de intrigante, decidimos trazer mais informações sobre ela para você, caro leitor.

Fortaleza impressionante

Sacsayhuamán consiste em um complexo em ruínas que se encontra a pouco mais de 3,7 mil metros acima do nível do mar, próximo à cidade de Cuzco. Os arqueólogos acreditam que, embora a fortaleza tenha começado a ser construída no século 15, durante o reinado de Pachacútec, a estrutura só viveu seu ápice no século seguinte, sob o domínio de Huayna Cápac, 11º soberano do Império Inca.

Ruínas incas(Wikimedia Commons/Diego Delso 1)

Porém, o aspecto mais interessante mesmo sobre a fortaleza é a sua construção. Veja, Sacsayhuamán conta com muralhas bem robustas, construídas com blocos de calcário que se encaixam perfeitamente, como se fossem peças de um quebra-cabeça. Ademais, elas medem 18 metros de altura e ziguezagueiam por um total de 540 metros — divididos em 40 segmentos. E não estamos falando de muros compostos por meros “bloquinhos”, não...

Blocos de pedra(Wikimedia Commons/Colegota)

Segundo levantaram os pesquisadores, as pedras usadas na elaboração das muralhas foram obtidas a partir de uma pedreira que fica a mais ou menos 30 quilômetros de distância do complexo, e existem blocos que chegam a medir 9 metros de altura e a pesar mais de 100 toneladas!

Construção misteriosa

A estimativa é de que a fortaleza tenha levado uns 50 anos para ser concluída e de que por volta de 20 mil homens tenham trabalhado em sua construção. Mas, como esse pessoal fez para transportar os blocões de pedra e cortá-los de forma que se encaixassem de forma tão precisa — com as tecnologias que existiam há mais de 500 anos — continua sendo um grande mistério. Dê uma olhada: 

Blocos de pedra(Wikimedia Commons/Luis Padilla)

Para você ter uma ideia, testes revelaram que as pedras foram cortadas e colocadas de maneira tão meticulosa que é impossível introduzir coisas como lâminas de faca ou folhas de papel entre elas. O trabalho dos construtores é tão impressionante que, obviamente, não falta por aí quem pense que eles só podem ter tido a ajuda de “engenheiros galácticos” para criar algo tão grandioso.

History Channel(Giphy)

Mas, calma, pois existem teorias mais “terrenas” também — baseadas em registros históricos! Uma delas surgiu a partir de relatos deixados por um conquistador espanhol chamado Diego de Trujillo que esteve em Sacsayhuamán por volta do ano 1570. Esse cara teria inspecionado um cômodo da fortaleza contendo materiais de construção e se deparado, entre os itens, com cordas impressionantes.

Fortaleza inca(Wikimedia Commons/Diego Delso 2)

Pois os arqueólogos acreditam que os construtores de Sacsayhuamán se dividiram em grupos com diferentes atividades. Enquanto um time ficava encarregado de abrir trincheiras e criar as fundações da fortaleza, outro se ocupava de extrair os blocos da pedreira e transportá-los ao local de construção com o uso das cordas (vistas por Trujillo) e de sistemas de alavancas.

Fortaleza inca(Wikimedia Commons/Diego Delso 3)

Com relação ao propósito de Sacsayhuamán, os pesquisadores acreditam que ela tenha sido construída para servir de local de treinamento de guerreiros incas, mas que, mais tarde, parece ter sido convertida em templo para a realização de cerimônias religiosas. Seja como for, essa antiga fortaleza segue causando espanto e, desde 1983, faz parte da Lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: