Pablo Neruda morreu envenenado, sugere análise forense

22/02/2023 às 08:002 min de leitura

A misteriosa morte do poeta Pablo Neruda, em 1973, teria sido causada por envenenamento e não pelas complicações relacionadas ao câncer de próstata, como informado oficialmente no atestado de óbito dele. É o que sugere um novo relatório forense, cujos resultados foram revelados na última quarta-feira (15).

Conduzida por especialistas do Canadá, Dinamarca e Chile, a investigação toxicológica compreendeu a análise dos restos mortais de Neruda e concluiu que o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971 foi envenenado. A informação foi divulgada pelo sobrinho do escritor, Rodolfo Reyes, que teve acesso ao documento.

Os investigadores forenses analisaram ossos e dentes em busca de quaisquer assinaturas químicas de venenos, toxinas ou outros tipos de sinais. Durante os testes, eles encontraram altos níveis de Clostridium botulinum na região da boca do famoso opositor da ditadura chilena.

Pablo Neruda. (Fonte: Wikimedia Commons)Pablo Neruda. (Fonte: Wikimedia Commons)

Esta neurotoxina, associada ao botulismo, é conhecida por causar a paralisia dos músculos e do sistema nervoso, podendo eventualmente levar à morte. O corpo de Neruda foi exumado há 10 anos, por ordem judicial, após uma denúncia de que o poeta havia sido assassinado.

Infecção intencional ou acidental?

Com a divulgação do relatório, foi levantada a hipótese de que a bactéria causadora do botulismo teria ido parar no corpo do poeta chileno após a sua morte. No entanto, especialistas britânicos e dinamarqueses, que não participaram da análise, descartaram a possibilidade de contato acidental dos restos mortais com a toxina.

Os participantes do estudo mais recente também afirmaram que o envenenamento foi intencional, ou seja, a bactéria foi injetada no corpo de Neruda. A possibilidade de infecção bacteriana já havia sido mencionada em uma investigação divulgada em 2017, que no entanto não soube determinar se a fonte era endógena ou exógena.

Restos mortais de Neruda em Isla Negra, no Chile. (Fonte: Wikimedia Commons)Restos mortais de Neruda em Isla Negra, no Chile. (Fonte: Wikimedia Commons)

Suspeitas sobre a possibilidade de envenenamento de Pablo Neruda existem há décadas, apesar de provas forenses nunca terem sido encontradas, pelo menos até então. A família do escritor acredita que ele tenha sido infectado em uma ação de militares chilenos ligados ao general Augusto Pinochet.

Pinochet comandou o golpe militar que depôs o presidente do Chile, Salvador Allende, de quem o poeta e diplomata era amigo. A morte de Neruda ocorreu 12 dias após a instauração da ditadura no país, em setembro de 1973, período em que já estava gravemente doente.

Investigação criminal

Com a divulgação do relatório que detalha o envenenamento de Pablo Neruda, familiares querem a abertura de investigação criminal sobre a morte do poeta, pedido também feito pelo Partido Comunista do Chile. Os resultados da análise forense já chegaram à justiça local.

Segundo a juíza Paola Plaza, os documentos serão analisados pelo tribunal antes que seja dada qualquer resposta a respeito da possibilidade de abertura da investigação criminal. A magistrada não disse quando divulgará as próximas atualizações do caso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: