5 fatos interessantes que você talvez desconheça sobre a banda Metallica

20/03/2015 às 07:264 min de leitura

Pode até ser que você não seja um superfã do grupo, mas é impossível que você nunca tenha escutado a nenhuma música ou ouvido falar sobre a banda Metallica. Formado em Los Angeles no início da década de 80, o grupo — atualmente composto por James Hetfield, Robert Trujillo, Kirk Hammett e Lars Ulrich — conta com uma legião de seguidores pelo mundo e inspirou incontáveis músicos, além de se tornar uma verdadeira lenda do rock internacional.

Tudo começou em 1981, depois de Lars Ulrich, o baterista, publicar um anúncio no The Recycler recrutando músicos de metal. James Hetfield respondeu, e os dois se encontraram para tocar. Um ano mais tarde, Ulrich precisava formar um grupo para gravar uma música que seria incluída em uma compilação da gravadora Metal Massacre. Ele chamou Hetfield e, após Ron Quintana — amigo de Ulrich — sugerir o nome, o Metallica nasceu.

A seguir você poderá conferir outras curiosidades — selecionadas a partir de um artigo de Debra Heather do site The Richest — sobre este que é um dos mais respeitados grupos de metal de todos os tempos:

1 – A banda administra um fã clube

Em se tratando de Metallica, o que não faltam por aí são fã clubes dedicados à banda. No entanto, em 1994, os próprios integrantes do grupo decidiram fundar o MetClub que, até hoje, é completamente administrado pela banda.

Todos os anos o clube lança uma camiseta comemorativa, além de publicar uma revista exclusiva chamada “So What!” que entra em circulação cinco vezes ao longo do ano. Além disso, os membros podem adquirir uma série de produtos oficiais, ingressos para os shows e, de vez em quando, até mesmo passes para os bastidores das apresentações.

2 – Morte trágica e teoria maluca

Você deve saber que o Metallica teve que superar uma terrível tragédia no passado. Cliff Burton, um dos baixistas que passaram pela banda, faleceu durante a turnê Damage Inc. que o grupo realizava pela Europa em 1986. O músico perdeu a vida quando o ônibus do Metallica deslizou em uma estrada congelada e tombou enquanto viajava de Estocolmo a Copenhague.

A morte de Burton foi extremamente traumática para o grupo e para os fãs também. No entanto, Joe Hasselvander, antigo baterista da banda Pentagram, disse mais de uma vez que acredita que o baixista morreu por que estava em posse de um baralho de cartas de tarô que havia pertencido a uma das bruxas julgadas em Salem.

3 – Grupo recordista

O Metallica é a única banda da história da música dos EUA a ter cinco álbuns de estúdio consecutivos estreando em primeiro lugar na famosa lista US Billboard 200. O recorde foi conquistado com o lançamento do último álbum do grupo, o Death Magnetic que, por sinal, foi superbem recebido pela crítica. Esse álbum também foi o primeiro no qual o baixista Robert Trujillo participou oficialmente das gravações.

Para quem não sabe, Trujillo fez parte das bandas Suicidal Tendencies e Infectious Grooves, e tocou com Ozzy Osbourne até o final da década de 90, quando decidiu formar sua própria banda, a Mass Mental. Com ela, o baixista lançou apenas dois álbuns — um de estúdio e um ao vivo — que foram lançados só no Japão.

O baixista entrou para o Metallica em 2003 e, apesar de aparecer tanto nos créditos de St. Anger (lançado nesse mesmo ano), como tocando em todos os videoclipes e no DVD desse álbum, Trujillo só foi participar mesmo da gravação apenas do último álbum de estúdio da banda.

4 – Guitarrista demitido

Megadeth

O guitarrista Kirk Hammett está com o Metallica desde 1983, quando entrou para substituir Dave Mustaine — que foi demitido pela banda. E a saída do músico não foi muito amigável não! Segundo Mustaine, ele havia sido o responsável por criar muitos dos riffs que Hammett incorporou, deu seu toque pessoal e tornou famosos, e jurou que montaria um grupo de metal mais pesado do que o Metallica só para se vingar.

Pois Mustaine cumpriu a promessa de certa forma, já que pouco depois de ser dispensado do Metallica, o guitarrista acabou fundando a banda Megadeth, que está por aí até hoje. Além disso, Mustaine também saiu dizendo que Hammett pode ter roubado seu emprego, mas ele “pegou” sua namorada antes disso, o despeitado.

Por sorte, Mustaine e o pessoal do Metallica resolveram suas diferenças e a paz voltou a reinar entre as bandas. Aliás, os grupos integram o famoso “The Big Four”, que reúne as quatro maiores bandas de thrash metal dos EUA, Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Os músicos inclusive participaram juntos da turnê The Big Four Tour — que passou pela Polônia, República Tcheca, Bulgária, Romênia e Turquia — sem que ocorresse qualquer confusão.

5 – 1° de abril!

E já que estamos falando de Hammett, antes de entrar para o Metallica, ele fazia parte da banda Exodus. Pois quando o guitarrista recebeu o telefonema com o convite para fazer uma audição para o grupo, ele ficou tão chocado que achou que se tratava de um amigo pregando uma peça de primeiro abril. Hammett só foi acreditar que o convite era para valer depois de alguns dias, após receber outro convite sobre a audição.

Bônus

Anedota envolvendo fogo, Axl Rose e caos olímpico

Em 1992, durante uma apresentação no Estádio Olímpico de Montreal, James Hetfield acabou sofrendo queimaduras de segundo e terceiro grau depois de acidentalmente ter problemas com uma chama de mais de três metros produzida por um dos displays pirotécnicos do show. Por conta disso, o Metallica teve que finalizar o show antes do programado.

Para piorar as coisas, Guns N’ Roses, a banda que se apresentaria depois, acabou subindo ao palco após um longo atraso e, segundo explicaram, como os equipamentos de som não estavam corretamente posicionados, os músicos tiveram dificuldade para ouvir o que estavam tocando.

Por fim, Axl Rose disse que estava com dor de garganta e o show também acabou sendo finalizado antes do programado, deixando o público completamente irado. Como resultado, milhares de fãs tomaram as ruas de Montreal e provocaram uma enorme confusão. 

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: