(Fonte da imagem: iStockphoto)

Você alguma vez parou para observar se demora mais ou menos tempo para tomar a sua cervejinha dependendo do formato do copo no qual ela é servida? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, o formato desses recipientes tem um enorme impacto na velocidade que consumimos o seu conteúdo.

Os pesquisadores mediram a velocidade na qual alguns voluntários beberam suas cervejas a partir de copos com formatos variados. Os resultados apontaram que os participantes consumiam a bebida em copos retos em uma média de 13 minutos, porém quando estava em copos com formas mais arredondadas nas mãos, o conteúdo "evaporava" em menos de 8 minutos, ou seja, 60% mais depressa.

Chope, taças e tulipas

Segundo os cientistas, isso provavelmente se deve ao fato de as pessoas determinarem o ritmo dos goles dependendo da velocidade na qual chegam à metade do copo. No caso daqueles com formas arredondadas — como os de chope, as taças e as tulipas, por exemplo —, fica mais difícil determinar qual é a metade do recipiente, e o autocontrole acaba sendo completamente ignorado — ou embebedado mesmo!

Bem, para se certificar de que está bebendo com moderação, talvez seja uma boa você começar a prestar mais atenção nos seus copos. De qualquer maneira, depois de vários deles, fica pra lá de difícil reparar — quem dirá se lembrar — dos seus formatos, não é mesmo?

Fontes: Universidade de Bristol, PLOS one e Science