Aprenda a organizar as bijuterias de um jeito criativo
Seja o primeiro a compartilhar

Aprenda a organizar as bijuterias de um jeito criativo

Equipe MegaCurioso

Seja criativa na hora de organizar bijuterias. Crédito: Reprodução - Splenderosa e BHG

Não é segredo que os acessórios são indispensáveis para compor o look. Com eles, até a combinação básica de jeans e camisa pode ganhar um toque especial. Porém, para que eles favoreçam a produção, é preciso cuidar bem das peças, garantindo sua durabilidade.

Para ter suas bijuterias preferidas por mais tempo, vale a pena investir em alguns cuidados especiais e organizá-las da maneira correta, evitando atritos que danificam os modelos. Além disso, é possível transformar os acessórios em parte da decoração, basta ter criatividade: xícaras velhas, porta-retratos e até cabides podem se transformar em porta-joias bem charmosos.

Confira as dicas abaixo e se inspire para guardar as bijuterias corretamente e de um jeito bem criativo.

Cuidados com as peças

A primeira regra para manter os acessórios com cara de novo por mais tempo é deixá-los bem longe da umidade. Isso porque ela pode causar escurecimento, desbotamento e até ferrugem em certos materiais.

Assim, evite o contato direto com a água e não deixe as peças em ambientes úmidos. O cuidado vale até para o porta-joias, como alerta a consultora de organização pessoal Ana Afonso. Para absorver a umidade dos recipientes, ela indica usar sílica em saquinho ou giz em pedaços. Um potinho de bicarbonato de sódio dentro da gaveta, que não entre em contato com as bijuterias, também é uma opção acessível.

Além da água, é importante manter os acessórios longe de hidratantes e perfumes, pois eles também causam danos. Assim, deixe para colocar pulseiras e colares quando já estiver pronta, para proteger as peças. Outro alerta é importante principalmente na época do verão: por mais irresistível que seja, não vá com bijuterias para a praia, pois a maresia, bem como o cloro presente em piscinas, favorece a oxidação.

O suporte para papel-toalha também pode virar um porta-colares.
Crédito: Reprodução - bhg.com

Porém, mesmo que você tome esses cuidados, é possível que seus acessórios acumulem resíduos de maquiagem e suor. Por isso, é importe limpá-los com frequência. A consultora recomenda passar apenas um pano macio para remover a sujeira, evitando ferver ou usar produtos caseiros. No caso da prata, a dica é usar um produto específico, que em geral está disponível para venda nas lojas que vendem as peças.

No caso dos brincos, é importante também higienizar tarraxas e pinos, para evitar irritações e alergias.

Como organizar as bijuterias

Manter as bijuterias em ordem é outra regra importante para conservá-las. Isso porque, no recipiente adequado, a chance de ocorrerem atritos é menor. Ana Afonso indica escolher sempre porta-joias com forração de tecido (TNT, veludo, plush ou seda), pois eles protegem as peças também do atrito com as paredes da caixa.

Depois de escolher o porta-bijuterias, o próximo passo é separar os modelos. Estabeleça categorias para dividi-los, como anéis dourados, anéis prateados, correntes longas, correntes curtas, brincos para festas e assim por diante.

No caso dos colares, a personal organizer aconselha guardá-los individualmente, em ganchos ou em porta-colares que funcionam como pequenos cabideiros. Os cordões não devem ser enrolados, pois podem acabar embolados uns nos outros.

Já os anéis, segundo ela, devem ficar em caixas de acrílico com divisórias, pois estarão bem visíveis e protegidos. “Eles também podem ser guardados em caixas tipo mostruário, com tiras em tecido almofadado para inserir os anéis”, indica Ana.

Formas criativas de organizar os acessórios. Crédito: Reprodução - Curbly e BGH

As pulseiras deverão ser separadas por material em caixa ou porta-pulseiras, que é um tubo forrado e preso em uma base, que pode ser até feito em casa. Uma alternativa é usar um cano de PVC com diâmetro pequeno e revesti-lo com um tecido macio. Assim, seus acessórios estarão protegidos sem precisar gastar muito.

Para os brincos, a consultora ressalta a importância da limpeza. De acordo com ela, depois de usar, é importante limpá-los e guardar com o fecho ou tarraxa fechada. Eles podem ser separados por tipo, material e cor. Depois, há várias alternativas para armazená-los: pendurar em ganchinhos, prender com alfinetes em uma almofada ou mesmo em caixas individuais, nas quais eles ficarão mais protegidos.

Seja criativa e use as bijuterias na decoração

Para deixar os acessórios organizados, não é preciso recorrer apenas aos porta-joias tradicionais. Com um pouco de criatividade, é possível transformar as peças em itens de decoração.

Para tanto, Ana Afonso indica usar xícara de porcelana para as peças miúdas, por exemplo. Elas podem ficar espalhadas em cima de uma cômoda para dar mais charme ao ambiente. Outra dica é usar bandejas de vidro ou prata para espalhar as pulseiras e colares. Nesse caso, vale brincar com as cores e materiais para criar um belo efeito. A consultora recomenda ainda usar garrafas bonitas, que podem virar suporte para pulseiras.

E a criatividade não para por aí: porta-retratos, canos de PVC e potinhos de metal também são boas opções para variar na decoração usando os acessórios e gastando pouco.

Confira algumas imagens criativas e outras sugestões de porta-bijuterias na galeria e veja qual dos estilos combinaria mais com a sua casa.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER