The Ballgowns: o glamour britânico desde 1950

06/06/2012 às 10:322 min de leitura

undefinedRainha Elizabeth II em sua coroação em 1953.

Quando a rainha Elizabeth II foi coroada monarca da Grã-Bretanha em junho de 1953, todos os olhares estavam voltados para o que ela usava: a coroa, as joias, a pele, o vestido. E, por incrível que pareça, de lá pra cá as coisas não mudaram muito. Dia após dia, viciados em moda, amantes de celebridades e até mesmo os leitores casuais de jornais e revistas se debruçam sobre fotos de modelos, aristocratas, atrizes e cantoras usando uma sucessão de vestidos deslumbrantes em festas, cerimônias de premiação e outros eventos.

E para a felicidade de quem, assim como nós, possui essa permanente fascinação por vestidos, o Victoria & Albert Museum criou um exposição dedicada a eles: a mostra “Ballgowns: British Glamour since 1950” (Vestidos de baile: O glamour britânico desde 1950), que apresenta mais de sessenta vestidos de grandes designers ingleses.

undefinedA exposição no museu V&A, em Londres.

Localizada nas recém-restauradas galerias de moda do museu e distribuída em 2 andares, o ponto de partida é o vestido da coroação da Rainha Elizabeth II, feito para ela por Norman Hartnell. Ele foi um dos couturiers preferidos da rainha (e do restante da realeza) e sua incansável devoção às roupas da coroação levou seu médico a prescrever-lhe descanso. Menos conhecido que outros grandes nomes do design da época, Hartnell foi o responsável por criar o vestido tomara que caia com a saia volumosa bem ao estilo romântico, e que foi reavivado com grande popularidade nos anos do pós-guerra. A exibição ainda apresenta várias outras criações do designer.

undefinedUm vestido de Norman Hartnell e outro de Erdem na exibição.

Para montar a expo, o museu retirou muitas peças de seus próprios arquivos, com modelos de Jonathan Saunders, Zandra Rhodes e Hussein Chalayan à mostra, mas vestidos recém-saídos das passarelas, de nomes como Alexander McQueen, Erdem, Giles Deacon e Roland Mouret, também ganharam espaço.

undefinedUm vestido de desfile da temporada primavera/verão 2011 de Alexander McQueen.

Uma das atrações mais populares da mostra são os vestidos das celebridades, como o vestido “Elvis” de Catharine Walker usado pela princesa Diana, e o vestido de cetim prateado de Ralph and Russo, que Beyoncé usou para se apresentar no baile inaugural de Barack Obama, e outras peças usadas por Sandra Bullock, a Rainha Mãe e Liz Hurley.

undefinedBeyoncé usando Ralph and Russo no baile inaugural de Obama e a Princesa Diana
usando o vestido “Elvis” de Catherine Walker.

Em uma iniciativa inteligente, a mostra vai além da admiração por vestidos bonitos – lá também é possível perceber as mudanças no calendário social desde a coroação e o que isso significou para o guarda roupas das mulheres. No movimento jovem dos anos 60 – o chamado youthquake – Quant e Biba lideravam de forma suprema e os vestidos eram considerados terrivelmente ultrapassados. Já nos anos setenta preponderou uma atitude mais boêmia, representada pelos designs do famoso alfaiate hippie Ossie Clarke.

undefinedO vestido de Gareth Pugh feito para a exibição (canto esquerdo) e a uma criação
de Craig Lawrence (no centro em dourado).

Para representar a moda contemporânea Gareth Pugh, estilista inglês de vanguarda, foi convidado a criar um vestido especial para a mostra, enquanto o estilista em ascensão Craig Lawrence também expos uma de suas criações. Enfim, dois vestidos que Norman Hartnell provavelmente nunca imaginaria possíveis, mas que são um adorável lembrete do quão momentânea a jornada de um vestido tem sido nas últimas seis décadas.

A exposição ‘Ballgowns: British Glamour since 1950’ estará no London’s Victoria Albert Museum até 6 de janeiro de 2013.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/dresses/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5 ]undefined[/url]

Fonte: Farfetch por Hollie Moat

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: