Ciência
04/09/2012 às 09:08•6 min de leitura
Fonte: Getty Images
Com o sucesso nas vendas, é difícil encontrar alguém que ainda não tenha lido pelo menos uma notícia sobre o livro "Cinquenta Tons de Cinza". A publicação impulsionou a venda de títulos eróticos (que até então pareciam ser leitura proibida) e bateu recordes de vendas ao redor do mundo. Não é à toa que em pouco tempo já surgiu interesse em adaptá-lo ao cinema, com a certeza de conquistar uma excelente bilheteria.
Diante do sucesso da história de Christian Grey e Anastasia Steele, o mercado da moda, da beleza, da gastronomia e do turismo resolveu entrar nessa onda. Assim, não se surpreenda se você encontrar por aí sinais de "Cinquenta Tons de Cinza" além das livrarias. As inspirações na história devem aparecer em vitrines de lingeries, quartos de hotéis ao redor do mundo, festas temáticas, acessórios e até em trilhas sonoras especiais.
Para aquelas que são fãs do livro e mal podem esperar para desfrutar todos esses produtos e serviços, o TodaEla preparou uma seleção de itens inspirados na publicação que prometem agradar às leitoras. Confira as opções abaixo e traga um pouco da ficção para a realidade.
Férias no clima de "Cinquenta Tons de Cinza"
As leitoras que pretendem tirar férias logo podem aproveitar a oportunidade para reproduzir as cenas do livro no cenário perfeito. A rede social Trippy, uma espécie de Pinterest com sugestões de viagens, oferece às usuárias um roteiro de locais visitados por Christian e Anastasia e outras sugestões de destinos pelos quais eles deveriam ter passado.
Os endereços incluem o Palácio de Versalhes, The Heathman Hotel (Portland) e o Ca Macana (em Veneza). Basta ter dinheiro no bolso, tempo e levar o material necessário para deixar as férias com mais tons de cinza.
Para quem prefere colocar os fetiches do livro em prática em apenas um local, a boa notícia é que não faltam hotéis na região de Seattle que estão aproveitando o sucesso da publicação. Vários empreendimentos reproduzem o clima de romance da história de Grey e Steele em suítes e serviços especiais.
Suíte para o Fifty Shades of Stay. Fonte: Divulgação - W Atlanta Buckhead
Um exemplo é o pacote Fifty Shades of Stay, disponibilizado pelo hotel W Atlanta Buckhead. Ele pode ser adquirido em duas versões, sendo que ambas incluem uma cópia da publicação para servir de inspiração na mesa de cabeceira, uma garrafa de Bollinger Grande Année Rosé (o champanhe preferido de Grey), a gravata prata e acomodações em uma luxuosa suíte. O diferencial entre eles está nos detalhes.
O pacote mais luxuoso, que custa 3.240 dólares, inclui um passeio de helicóptero e outro em um carro sofisticado, que fará os traslados entre aeroporto e hotel. Há ainda uma pulseira de diamantes, uma consulta com uma personal shopper para decidir a melhor lingerie para a noite picante e uma máscara.
Quem quiser gastar menos pode optar pelo outro pacote, que custa aproximadamente 2.500 dólares, e inclui café na cama. Com ele, só não será possível desfrutar do helicóptero e do carro de luxo. Porém, entre quatro paredes, os benefícios serão os mesmos.
O Max Hotel, de Seattle, também aproveitou a onda do romance picante de Christian e Anastasia para oferecer uma forma diferente de hospedagem. Lá é possível desfrutar do pacote Fifty Shades of Seattle, em que os casais têm a oportunidade de recriar algumas cenas do romance e apimentar a relação.
Para tanto, é preciso reservar no mínimo duas estadias. A proposta inclui um quarto duplo luxuoso, carro com motorista e um passeio de quatro horas na enseada de Puget, em um barco à vela. Você também terá direito a um piquenique gourmet e uma garrafa do Bollinger Grand Année Rose, o champanhe que ficou famoso com o livro.
Assim como no hotel W, o Max Hotel também oferece um passeio de helicóptero, no qual os hóspedes podem se imaginar na aeronave Charlie Tango do bilionário. O pacote completo custa 1.967 dólares, com garantia de um cenário ideal para reproduzir as passagens picantes da publicação.
Suíte do hotel Edgewater com vista para o mar. Fonte: Divulgação/ Edgewater Hotel
Ainda em Seattle, é possível desfrutar do pacote Fifty Shades of Romance, criado pelo hotel Edgewater. Assim como nas demais opções, a suíte é luxuosa, com vista para o mar, e os hóspedes vão poder aproveitar o passeio na enseada com barco à vela, uma garrafa de champanhe Bollinger e um test drive em um Audi, carro dado por Grey à sua amante. O pacote tem preço mais acessível, 914 dólares por noite, e pode ser aproveitado apenas até o dia 30 de setembro.
Entre as opções oferecidas pelos hotéis, outro destaque é o pacote Tango, criado pelo Hotel Heathman, de Portland. Vale lembrar que o empreendimento é citado no livro, sendo o primeiro local em que os protagonistas se encontram. No local, os hóspedes têm direito a bebidas e jantar no restaurante do hotel, além de um passeio de helicóptero pela cidade. O investimento é de 2.700 dólares por noite.
Fonte: Divulgação/ Hotel Heathman
"Cinquenta Tons de Cinza" para vestir
O clima de romance e sensualidade do romance de E. L. James inspirou o mundo da moda a criar coleções de roupas para que as fãs da história possam reproduzir as cenas descritas e apimentar a relação.
E a CopCorp Lincensing, detentora dos direitos do best-seller, não deixou de aproveitar a oportunidade. A empresa já intermediou contratos de licenciamento entre a autora britânica e três companhias diferentes para que sejam lançadas peças de todos os tipos com inspiração no livro.
A FREEZE Clothing, por exemplo, possui os direitos de criação de malhas de tricô, camisetas e moletons, enquanto a HYP produzirá meias-calças e cintas-liga. Para a produção de roupas básicas, de dormir e peças íntimas, a responsável será a Briefly, conforme informou o site TMZ.
O momento é apropriado para a venda dos artigos personalizados da história, pois o número de exemplares vendidos já alcança a casa dos 40 milhões. Não é à toa que a Agent Provocateur, empresa britânica de lingerie, também resolveu aproveitar o sucesso do romance.
A marca criou peças que parecem muito com as descritas no livro. No vídeo promocional estrelado por Monica Cruz (irmã de Penelope Cruz), é possível conferir um conjunto de sutiã e calcinha com cetim vermelho profundo, sobreposição de calcinha de renda preta, sutiã balconette e parte de baixo com cintura alta. Outro destaque é o Whitney, um arranjo completo de tiras negras sadomasoquistas, que lembra muito as preferências de Christian Grey.
A grife Marc New York também aproveitou o clima de sedução de “Cinquenta Tons de Cinza” em sua campanha de inverno 2013. Na imagem, os modelos reproduzem uma das cenas do livro, com direito a clima de mistério e cenário cinzento.
Fonte: Divulgação/ Marc New York
Acessórios inspirados no livro
A história de Christian Grey e Anastasia Steele pode fazer parte do visual das leitoras mais apaixonadas, independente das roupas. A designer de joias Dawn Gatehouse, da marca Red Polly, criou pulseiras com pingentes que remetem ao romance, como piano, máscara, algemas, sorvete, um número 50 e uma gravata cinza. Entre os materiais usados estão pérolas de vidro.
Fonte: Reprodução/northantstelegraph.co.uk
A designer ainda desenvolveu uma peça especial: uma máscara feita apenas sob encomenda, com arame e pedraria, e que necessita de oito horas de trabalho manual para ficar pronta. Quem preferir os modelos mais básicos pode adquirir os braceletes com um investimento de 17 a 25 libras.
Outra opção para dar o toque da publicação no look é conferir as opções disponíveis em lojas online internacionais. Há pingentes de máscaras, chaves, algemas e pontos turísticos citados nos livros, como a Torre Eiffel. Você pode ver a lista completa de opções aqui.
Gastronomia cinza
Nem mesmo os chefs de cozinha e bartenders ficaram de fora da onda de sucesso do livro de E. L. James. O Donovan Bar, que fica no Brown’s Hotel, criou um drink para celebrar a história de Christian e Anastasia. Os visitantes podem apreciar a mistura de vodca, saquê, maracujá, suco de limão e um toque de chilli. Batizada de “A Shade of Grey”, a bebida é servida junto com um macaroon.
Fonte: Divulgação/Donovan Bar
Além do drink, outras receitas surgiram graças ao romance. O site BuzzFeed reuniu uma lista de 16 sobremesas criadas em diversos países e que possuem um toque de “Cinquenta Tons de Cinza”. O ranking inclui um bolo com camadas cinzentas, bolachas decoradas com inspiração na história, bolos com o formato da capa da publicação, doces estampados com gravatas ou algemas e cupcakes com glacê cinza.
Bolo em vários tons de cinza. Fonte: Reprodução/buzzfeed.com
Diversão em vários tons de cinza
Em meio ao sucesso do livro de E. L. James, você já deve ter lido pelo menos uma crítica com uma análise mais profunda, que vê na história uma forma de as mulheres mostrarem que também querem se satisfazer com certos tipos de fetiches.
Com base neste aspecto, a britânica Tina Winters resolveu aproveitar o debate sobre o comportamento feminino entre quatro paredes para criar festas para mulheres com o objetivo de torná-las mais confiantes. Nesses encontros, ela vende lingerie e outros trajes para colocar as fantasias sexuais em prática.
Cada festa atende até oito mulheres, oferecendo dicas de como escolher a lingerie para a noite romântica ou como se comunicar com o parceiro na cama. Em entrevista ao Coventry Telegraph, Tina afirmou que ela deseja que as mulheres entendam como os homens pensam e que eles também saibam o que passa pela mente delas.
“Cinquenta Tons de Cinza” na música
Fonte: DivulgaçãoAs leitoras podem entrar no clima do romance com uma ajudinha das músicas certas. Recém-lançado, o álbum “Fifty Shades of Grey – The Classical Album” reúne 15 canções clássicas que serviram de inspiração enquanto a autora escrevia as histórias.
Até o brasileiro Villa Lobos ganhou espaço na seleção, que inclui ainda Bach, Chopin, Debussy, Faure, entre outros.
Os "Cinquenta Tons de Cinza" no make
A variedade de tons de cinza sugeridos pelo livro inspirou a marca de beleza Bobbi Brown a lançar uma linha de maquiagem para as fãs da trilogia. Apesar de não chegar a cinquenta opções, a coleção “The Brown on Grey” tem sombras metálicas, matte e cremosas para os olhos, além de um delineador em gel.
As cores variam do puro branco até o cinza metálico, com seis variações para que as leitoras possam mostrar sua paixão pela história de Grey e Anastasia até no make.
Itens da linha da Bobbi Brown. Fonte: Divulgação - Bobbi Brown