Ciência
16/08/2017 às 10:14•2 min de leitura
A porcentagem de fumantes tem diminuído nos últimos anos, mas, mesmo assim, em números gerais a quantidade de gente que fuma tem aumentado – já que a própria população mundial tem crescido em um ritmo alucinante. Dados de 2014 estimavam quase 1 bilhão de tabagistas em todo o planeta.
Largar esse péssimo costume não é nada fácil – experiência própria –, mas é totalmente possível se livrar do “fumacê”! Para quem não consegue, ou mesmo para aqueles que recentemente abandonaram esse hábito, uma dica é apostar em alimentos que ajudam a neutralizar os efeitos do tabagismo. Anote aí:
Ovos, leite, arroz integral, batata doce, nozes, semente de girassol e vegetais de folhas verdes são ricos nessa vitamina, que possui características antioxidantes e é ótima para proteger as células e as artérias dos danos causados pela fumaça. A vitamina E também diminui o risco de problemas cardíacos e câncer.
Outro tipo de antioxidante, a CoQ10 é ótima para prevenir problemas de coração e pulmão. Você encontra essa substância em alimentos como a semente de gergelim, o salmão, os brócolis, a couve-flor e o abacate.
O tabagismo em excesso pode acabar com a vitamina C de seu corpo, deixando-o mais vulnerável a doenças respiratórias, como gripe, bronquite e resfriado. Essa vitamina fortalece seu sistema imunológico e é encontrada em laranjas, morangos, kiwis, espinafres e mamões.
De uma maneira geral, as vitaminas do complexo B são boas para o sistema neurológico, para a função hepática e para os pulmões e mesmo assim não são produzidas em quantidade suficiente pelo nosso corpo. Quem fuma piora ainda mais essa característica, sendo necessário um consumo maior de alimentos como ovos, peixes, fígado e grãos integrais.
Encontrado em forma líquida ou em cápsulas, o extrato de semente de uva tem vários benefícios para o corpo, sendo um deles diretamente relacionado à reparação dos pulmões afetados pela fumaça do cigarro.
***
É importante lembrar que o consumo desses alimentos não deve ser encarado com um aval para você continuar fumando. O ideal é que você tenha uma dieta balanceada e feita por especialistas, além de praticar atividades físicas e largar esse hábito que está relacionado a várias doenças.
Caso precise de um incentivo, veja campanhas publicitárias impactantes que tentam desestimular os fumantes a continuarem com seus cigarrinhos. E se for preciso, procure o serviço de saúde de sua cidade para buscar tratamentos para parar de fumar.