Você sabia que a vitamina C pode prevenir o desenvolvimento da leucemia?

21/08/2017 às 09:561 min de leitura

De tempos em tempos, aparece alguma sustância milagrosa dita como sendo a arma contra todas as doenças existentes. O site IFLScience cita o açafrão e a cannabis como as atuais queridinhas de quem prefere viver uma vida mais natureba e ainda salienta que, no passado, esse cargo pertencia à vitamina C.

Recentemente, porém, cientistas conseguiram notar que essa vitamina tem um papel importante na prevenção contra a leucemia – além, é claro, de todos os outros benefícios que ela proporciona. A vitamina C é uma das reguladoras da produção de células sanguíneas, sendo, portanto, essencial na prevenção ao câncer de sangue.

“Nós sabemos já há algum tempo que as pessoas com níveis mais baixos de ácido ascórbico (vitamina C/ascorbato) possuem maior risco de câncer, mas não entendíamos o motivo”, explicou o médico Sean Morrison, da Universidade do Texas. Acontece que a maioria dos animais produz seu próprio ascorbato, ao contrário dos humanos, tornando os estudos mais difíceis de serem conduzidos.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C

Outro detalhe é que o ácido ascórbico atua diretamente nas células-tronco produzidas pela medula, que em outros órgãos estão em níveis bem menores, sendo difícil uma coleta quantitativa suficiente para análises metabólicas da relação entre elas e a vitamina C. Para isso, foi necessário mudar um pouco a condução das pesquisas nessa área.

Usando camundongos que não produziam o ácido ascórbico, os pesquisadores fizeram análises de como seus organismos se comportavam com diferentes quantidades de ingestão de vitamina C. Quanto mais baixo esse consumo, mais as células-tronco da medula produziam células sanguíneas, aumentando consideravelmente o aparecimento de leucemias.

Através desses resultados, os pesquisadores esperam conseguir determinar com precisão qual a quantidade ideal de ingestão diária dessa vitamina e também como administrá-la em pacientes que já desenvolveram leucemia em busca de possíveis aliados no tratamento dessa doença.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: