Saúde/bem-estar
07/03/2018 às 12:30•2 min de leitura
Todo mundo sabe – ou deveria saber – da importância de beber água regularmente. Se você ainda está por fora, leia este nosso artigo para saber se você está se hidratando o suficiente. Porém, até mesmo o excesso de água pode nos fazer mal, existindo algumas situações em que é preferível não tomá-la. Confira:
Se for para tomar alguma medicação, não tem problema, mas evite grandes quantidades de água na hora de deitar. Ela pode atrapalhar o sono, fazendo você acordar para ir ao banheiro, mas, mais grave, é o fato de que em estado de repouso nossos órgãos funcionam mais lentamente, inclusive os rins. Por isso, é comum você acordar com um inchaço mais aparente no rosto e nos membros se beber muita água antes de dormir.
Enquanto você está treinando pesado, seu corpo acaba liberando muita água na forma de suor, e a temperatura corporal fica mais elevada. Naturalmente, você tende a ingerir muita água para tentar controlar isso. Porém, esse gesto pode afetar seus eletrólitos, provocando tontura, náusea e dor de cabeça. Sem contar que muito líquido no corpo sobrecarrega o coração, que já está trabalhando arduamente. Por isso, o ideal é repor o líquido depois de terminar o treino e de estar descansado.
Fazer um xixi muito clarinho pode significar que você está bebendo água demais. Assim, você pode estar liberando muito sódio, algo que pode até levar a um ataque cardíaco. Ninguém quer, né?
As pimentas contém o componente chamado capsaicina, responsável pela ardência na boca. Para combater essa queimação, é ideal ingerir líquidos como o leite, que neutralizam os efeitos da capsaicina. Beber água para tentar refrescar na verdade só vai ajudar a espalhar ainda mais a substância na sua boca e no seu esôfago.
A saliva contém substâncias essenciais para o começo da digestão. Ela também ajudar a combater substâncias nocivas que se acumulam nos dentes, por exemplo. Ao tomar água durante as refeições, você acaba diluindo a saliva e prejudicando a digestão.
A água do mar é bem ruim e ninguém em sã consciência vai querer bebê-la, porém, acidentes acontecem, né? Cuspa o máximo possível se entrar água na sua boca, já que o mar contém inúmeros micro-organismos que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Ninguém quer contrair um rotavírus em plenas férias... Outro detalhe é que o sal da água do mar pode ajudar na desidratação!