Câncer de colo de útero pode acabar em menos de um século

Câncer de colo de útero pode acabar em menos de um século

Último Vídeo

Você imaginou a possibilidade de um dos 3º tipos de câncer mais comuns em mulheres na America Latina ser erradicado? É o que novos estudos estão apontando. Entretanto, isso só será possível com a tomada de algumas medidas.

Pesquisas realizadas na Universidade Laval e publicadas na revista científica The Lancet mostram que cerca de 78 países que atualmente contam com altos índices de câncer de colo de útero podem ter seus casos totalmente zerados até 2120, caso tomem certas atitutes para controlar essa enfermidade.

Barriga, Coração, Amor, Menina, Relaxamento, Relaxar
De acordo com o INCA, existe o risco estimado de 15,43 casos de câncer de colo de útero para cada 100 mil mulheres no Brasil (Pixabay/Divulgação)

Conheça a estratégia para erradicar o câncer de colo de útero

O plano dos cientistas para eliminar essa doença é composto por 3 metas principais: vacinação, examinação das mulheres e gatrantia de que os pacientes diagnosticados tenham o tratamento adequado.

Os pesquisadores afirmaram que, apenas com a adoção da vacinação, garantindo 90% de cobertura entre as mulheres, existiria uma redução de 89% dos casos de câncer cervical. Entretanto, essa porcentagem pode diminuir em países que tenham mais de 25 casos a cada 100 mil pessoas.

Caso a vacinação seja acompanhada por uma triagem periódica e tratamento dos pacientes, é possível chegar a uma erradicação global do câncer de colo de útero, bem como a redução de 97% dos casos de câncer cervical.

Imagem de uma mulher grávida segurando a sua barriga
No mês de março, ocorre uma conscientação acerca de prevenção contra o câncer de colo de útero (Pixabay/Divulgação)
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.