O que é melhor para os homens, xixi em pé ou sentado?

17/02/2020 às 03:002 min de leitura

Desde muito pequenos aprendemos que os homens fazem xixi em pé e mulheres sentadas. A cultura ocidental impôs, geração após geração, como as pessoas devem se comportar e se portar no banheiro, mas autoridades e organizações de saúde de todo o mundo tem colocado em xeque essa prática, seja por igualdade de direitos, seja por saúde e higiene.

Entre os profissionais de saúde, há especialistas que apontam a influência da posição do corpo no fluxo e no volume da urina.

Fonte: Pixabay

O conforto da posição do corpo e o relaxamento dos músculos podem ajudar no momento de urinar. Isso acontece porque a bexiga humana é capaz de armazenar entre 300 e 600 mililitros de urina e, em geral, urinamos quando ela está com cerca de dois terços cheia. Para que possa ser esvaziada completamente, o sistema de controle nervoso precisa estar intacto para alertar o momento que você precisa urinar, além de “segurar” para que você chegue até o banheiro.

Em posição confortável do corpo, os músculos do assoalho pélvico ficam relaxados e a bexiga se contrai e esvazia, sem esforço.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Plos One, homens com a próstata inflamada e que, consequentemente, ficam com obstrução da passagem da urina poderiam ter melhora significativa se, ao invés de urinar em pé, usassem o vaso sanitário sentados para relaxar os músculos.

Ao comparar os parâmetros urodinâmicos de homens saudáveis com sintomas de trato urinário inferior, os pesquisadores descobriram que a posição sentada produzia um perfil mais favorável em homens com esses sintomas. Em contrapartida, em homens saudáveis, não havia grande diferença.

Fonte: Pixabay

Em 2012, um político da Suécia tentava forçar os homens a se sentarem nos banheiros do conselho municipal. O argumento era a higiene. Na Alemanha, existem banheiros públicos com placas de aviso da proibição de fazer xixi em pé.

Há ainda as teorias que afirmam que fazer xixi sentado pode ser um meio preventivo do câncer de próstata, além de tornar a vida sexual masculina mais ativa. Mas são apenas teorias.

O fato é que diversas instituições de saúde, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido fazem a recomendação: lugar tranquilo e xixi sentado.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: