
Ciência
03/10/2020 às 10:00•2 min de leitura
Nesta época de pandemia do coronavírus, é normal a ficarmos preocupados com o contágio, porém, existem muitas coisas que podem se propagar e provavelmente você nem sabia. Que tal então conferir 10 casos contagiosos que talvez não conheça?
No início do ano, cientistas encontraram as primeiras evidências de que doenças cardíacas podem ser contagiosas ao identificar alterações nos microbiomas — bactérias, fungos e parasitas — do organismo que podem se instalar em novos hospedeiros.
Sentimento compartilhado entre amigos e grupos sociais, a solidão é um estado de percepção, comunicação e comportamento que cria raízes nos próximos, dando início a um ciclo de isolamento que se espalha com mais facilidade do que se pensa.
A principal causadora da úlcera estomacal é a bactéria Helicobacter pylori, que pode ser levada a outros hospedeiros a partir da saliva e fezes. É determinante a higienização constante para evitar o contágio.
Associada ao contágio da temperatura, a sensação de frio foi experimentada por um grupo de estudo que teve sua temperatura corporal reduzida pelo simples fato de ver outras pessoas tendo contato com água gelada.
Felicidade é uma das emoções mais contagiosas e poderosas do planeta. A sensação serve como estímulo para fazer e ser alguém melhor, mais leve e sorridente, sendo diretamente afetada pelas pessoas que estão ao redor e pela forma como reagem às situações.
Apenas três animais do planeta têm o câncer como doença contagiosa. Diabos-da-Tasmânia espalham tumores através de mordidas, cães transmitem por relação sexual e alguns mariscos espalham células cancerígenas pela água do mar.
Seus pais também sempre disseram para evitar ficar próximo de más influências? A tendência comportamental de humanos, especialmente mais jovens, é simular as ações de infratores e se comportar mal para ser “aceito”. Quebrar regras pode ser um ciclo sem fim em grupos maiores de violadores.
A hipertensão está relacionada a um vírus super comum. O citomegalovírus, transmitido através de secreções corporais, está relacionado por desenvolver pressões arteriais mais altas do que em casos de ausência do vírus.
Seres humanos tendem a seguir planos e metas de pessoas próximas, com a possibilidade de compartilhar o progresso, sonhos e objetivos em comum e adotando uma visão de futuro que se assemelha ao se um amigo ou familiar.
As cáries podem ser transmitidas através de contato com fluidos da boca de quem possui má higiene dental. Especialmente em crianças e adolescentes, que ainda estão em formação, bactérias causadoras da cárie podem ser facilmente espalhadas após contato com escova de dente suja, chupeta ou direto com a boca.