6 prevenções ao novo coronavírus que são inúteis

08/09/2020 às 14:002 min de leitura

A pandemia do novo coronavírus está em seu sétimo mês e sem sinais de dar trégua. Ao longo do tempo, os especialistas recomendaram uma série de ações para evitar o contágio da covid-19, mas descobriram que algumas delas não valem o empenho da pessoas por serem pouco eficazes contra o patógeno. 

As primeiras orientações, entretanto, continuam valendo: lavar as mãos com frequência, usar máscaras em ambientes sociais e evitar aglomerações, principalmente em locais internos. Já as 6 recomendações abaixo parecem ser um pouco exageradas:

1. Usar luvas em lojas e mercados

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, o coronavírus dificilmente se espalha por superfícies, ainda que seja possível. O uso de luvas pode estar sendo desnecessário. O ideal continua sendo lavar as mãos sempre que possível e evitar o contato delas com os olhos e a boca. Com as luvas, também há uma falsa sensação de proteção, levando muita gente a encostar as mãos no rosto com mais frequência.

Luvas podem ser desnecessáriasLuvas podem ser desnecessárias

2. Desinfectar embalagens de alimentos

Autoridades da China encontraram vestígios do novo coronavírus em alimentos congelados, mas isso não deve ser uma preocupação tão grande, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Até é possível a sobrevivência do vírus em embalagens, mas aparentemente não o suficiente para causar contaminações.

Alimentos congelados podem manter o vírus ativo por mais tempo, mas dificilmente a ponto de causar infecçõesAlimentos congelados podem manter o vírus ativo por mais tempo, mas dificilmente a ponto de causar infecções

3. Colocar os livros em quarentena

Algumas bibliotecas voltaram a funcionar colocando os livros em quarentena após serem devolvidos. Como o vírus sobrevive em superfícies dependendo do material, os livros não precisariam de mais do que 3 dias para estarem livres de possíveis partículas virais. 

Vírus sobrevivem no máximo 3 dias dentro dos livros ou nas capasVírus sobrevivem no máximo 3 dias dentro dos livros ou nas capas

4. Colocar as cartas em quarentena

Algumas pessoas ficaram com a sensação de que qualquer comunicação com o “mundo exterior” poderia ser desastrosa e passaram a colocar as cartas em quarentena antes de abri-las. Porém, é praticamente impossível que o vírus sobrevive em correspondências e, mesmo que isso acontecesse, seriam uma quantidade muito pequena para causar infecção.

Cartas não precisam esperar pela aberturaCartas não precisam esperar pela abertura

5. Impedir trabalhadores domésticos

A Organização Mundial da Saúde não recomenda as aglomerações, mas encontros em menor quantidade podem acontecer se o distanciamento e as proteções forem respeitadas. Portanto, empregados domésticos, encanadores e reparadores em geral podem ir à sua casa, desde que usem máscaras e não se aproximem. 

Luvas e máscaras protegem os trabalhadores domésticosLuvas e máscaras protegem os trabalhadores domésticos

6. Evitar as piscinas

O novo coronavírus não se espalha pela água, principalmente naquelas tratadas com cloro, o que é comum em piscinas. O contágio é maior pela respiração e não por engolir água, por exemplo. Mas vale lembrar que piscinas são locais com alto potencial de aglomeração e, portanto, poderiam transmitir o vírus se pessoas contaminadas estiverem respirando perto de outras, mesmo com a maior parte do corpo submersa.  

A água não transmite o novo coronavírus, mas evite as aglomeraçõesA água não transmite o novo coronavírus, mas evite as aglomerações

6 prevenções ao novo coronavírus que são inúteis via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: