O que tem na água de coco?

23/03/2021 às 03:002 min de leitura

Um fruto tão completo e gostoso — quem não adora um coco, não é mesmo? E quem não gosta de se refrescar com uma água de coco bem gelada? Pois é, muitas pessoas consomem o líquido por apenas apreciar sua leveza e o seu sabor adocicado, mas com certeza a água de coco é muito mais que apenas isso.

A bebida bastante popular aqui no Brasil se caracteriza por ter em sua composição 93% de água, uma grande parcela de sódio, açúcares — sacarose e glicose (5%) — e minerais diversos, dos quais o mais abundante é o potássio, mas também estão presentes fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, ferro e cobre.

A água de coco possui baixas concentrações de vitaminas, contendo um pouquinho de vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina B. Por fim, também contém proteínas e pouca quantidade de gorduras (lipídios). Vale lembrar que a concentração de todas essas substâncias vai variar de acordo com a maturação do fruto e outros fatores.

Quem é diabético e hipertenso deve beber com moderação, pois há açúcares e bastante sódio nesta bebida.

Água de coco in naturaÁgua de coco in natura

Os benefícios da água de coco

  • É um excelente líquido para combater a desidratação, que acontece pela falta da ingestão de água, excesso de suor na prática de exercícios físicos e alta quantidade de urina;
  • Repõe os eletrólitos necessários para o nosso organismo;
  • Pode ser um caminho para evitar a desnutrição, devido às suas propriedades nutricionais;
  • Possui antioxidantes.

Coco verdeCoco verde

Por que tomar água de coco natural e não de caixinha?

A água de coco industrializada, vendida geralmente em caixinhas, passa por diversos processos em sua produção e envasamento, como a esterilização, filtração, pasteurização, ajustes de índices de pH, adição de açúcar, entre outros. Assim, muito da textura e do sabor do alimento é perdido.

Outra questão importante é a perda de características nutricionais. Usando a Tabela de Composição de Alimentos para fazer uma comparação, e comparando os dois produtos (água de coco natural e industrializada), há uma diferença significativa de minerais que são importantíssimos para o nosso organismo.

Um exemplo mais evidente é a quantidade de potássio em uma porção de 100 g do produto: na água de coco natural há 250 mg desse elemento, enquanto na versão industrializada há 150 mg.

A água de coco industrializada também possui aditivos, como o metabissulfito de sódio e de potássio, que apesar de serem antioxidantes, também são conservantes que podem causar diversas reações negativas no organismo.

Portanto, na hora de consumir água de coco, aproveite sempre os benefícios que um alimento in natura pode te proporcionar!

***

Marcela Andrade, colunista do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, é bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: