O que é e por que sentimos frio na barriga?

28/03/2021 às 10:002 min de leitura

Já parou para pensar na forma em que o nosso corpo reage a certas emoções? A sensação de frio na barriga é uma das reações mais comuns. Mas por que será que ela acontece? Confira agora!

O que é o frio na barriga?

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Quando estamos muito animados ou ansiosos, é comum sentirmos algo diferente no nosso estômago, conhecido como “frio na barriga”. Essa sensação acontece porque há uma redução no fluxo sanguíneo para determinados órgãos, incluindo o intestino. 

O que causa frio na barriga?

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Ao nos encontrarmos em uma situação em que a carga de adrenalina é muito alta, o nosso fluxo sanguíneo diminui, o que causa o frio na barriga. 

Isso pode ocorrer quando entramos no nosso modo de “lutar ou fugir”, ou seja, quando nos sentimos ameaçados, nervosos ou em perigo. 

Todo mundo sente frio na barriga?

Fonte: Pixabay/DivulgaçãoFonte: Pixabay/Divulgação

Cada corpo experimenta a sensação de formas diferentes, alguns mais intensos e outros podem chegar a não sentir nada.

Não ter a experiência do frio na barriga não significa que há algo de errado com a pessoa. O corpo dela pode reagir a situações de estresse e alto nível de adrenalina de maneiras distintas. Por exemplo, muitos relatam sentir alguma tontura ao entrar no seu modo “lutar ou fugir”.

Lembrando que esse estado é uma reação ao seu ambiente, ou seja, se você não se sente em perigo ou ansioso, provavelmente não terá essa sensação.

Dependendo da frequência, o frio na barriga pode até mesmo ser um sinal de um transtorno de ansiedade social. 

Por que sentimos frio na barriga quando nos apaixonamos?

Fonte: Pixabay/DivulgaçãoFonte: Pixabay/Divulgação

Não é só em situações ruins que essa sensação aparece. Quando estamos nos apaixonando é bem comum sentirmos o frio na barriga.

Isso porque o sentimento de se apaixonar pode ser desconhecido e um pouco assustador. Como resultado, nosso cérebro dispara sinais de estresse, o que pode ativar o nosso modo “lutar ou fugir”.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: