É possível reverter o cabelo grisalho para sua cor original?

26/06/2021 às 10:002 min de leitura

Um dos principais sinais de envelhecimento apresentados pelos seres humanos é o aparecimento de fios brancos pelo couro cabeludo. Conforme ficamos mais velhos, os cabelos loiros, ruivos, morenos e negros perdem um pouco do seu tom juvenil e acabam mudando para a famosa aparência grisalha.

Apesar dessa parecer ser uma mudança permanente em nosso corpo, alguns estudos têm demonstrado que esse pode ser um processo reversível — ao menos temporariamente. Por décadas, os cientistas vêm coletando informações demonstrando que cabelos grisalhos podem recuperar a cor espontaneamente em um fenômeno intrigante.

Reversão do cabelo grisalho

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Em um estudo de 1972, o dermatologista Stanley Comaish relatou um caso inusitado ocorrido com um cliente de 38 anos. Embora a grande maioria dos cabelos do indivíduo fosse totalmente preto ou totalmente branco, três fios apresentavam aparência mais clara perto das pontas e mais escuras perto da raiz.

Isso sinalizou uma reversão no processo normal de envelhecimento dos fios, que começam a ficar grisalhos pela raiz. Segundo uma pesquisa recente publicada na revista eLife, o surgimento e reversão dos cabelos grisalhos pode estar diretamente relacionado ao estresse psicológico.  

Ao analisar pacientes de diversas idades, etnias e gêneros, os pesquisadores da Universidade de Columbia constataram que o processo relacionado ao envelhecimento estava intimamente associado ao nosso bem-estar mental. Sendo assim, períodos de maior estresse na vida de uma pessoa apontavam o surgimento de mais cabelos brancos.

Análise de fios brancos

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Como nem todos os fios de cabelo passam a ficar grisalhos ao mesmo tempo, os cientistas chegaram a conclusão de que era possível medir o tempo de envelhecimento de um cabelo específico ao analisar sua padronagem de coloração. Esse método permitiria aos pesquisadores chegarem ao período da vida de um paciente onde algo poderia ter provocado o envelhecimento dos fios.

Esses dados demonstraram informações interessantes: em 10 dos 14 voluntários participantes, que tinham entre 9 e 39 anos, alguns fios de cabelo grisalhos recuperaram a cor. A equipe também descobriu que isso ocorria não apenas na cabeça, mas também em outras regiões do corpo.

Entretanto, esse processo de reversão aparenta ter tempo limitado. A maioria das pessoas começa a notar seus primeiros cabelos grisalhos por volta dos 30 anos. Este período, quando o envelhecimento apenas começou, é provavelmente quando o processo é mais reversível. Depois disso, a maioria das mexas chega a um ponto "sem volta" e adquire a coloração acinzentada para o resto da vida. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: