Seja o primeiro a compartilhar

6 formas de fazer uma picada de inseto parar de doer

Apesar de serem geralmente pequenos, os insetos podem ser extremamente ameaçadores e algumas de suas espécies detêm as mordidas ou as picadas mais dolorosas do reino animal, com algumas podendo gerar maiores complicações para a vítima e até uma sensação de tortura inesquecível.

Confira algumas sugestões práticas e cientificamente comprovadas para aliviar as dores do ataque de um inseto.

1. Use creme de hidrocortisona

(Fonte: NHS / Reprodução)(Fonte: NHS / Reprodução)

Além de ser indicada para o tratamento de insuficiência adrenocortical, síndrome adrenogenital, hipercalcemia, tireoidite, artrite reumatoide, dermatite, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica, a hidrocortisona alivia a inflamação, reduzindo a coceira e o inchaço. Seu formato em creme pode ser utilizado até três vezes ao dia e apresenta resultados satisfatórios no combate ao desconforto.

2. Use gelo

(Fonte: Pop Sugar / Reprodução)(Fonte: Pop Sugar / Reprodução)

Gelo é o quebra-galho ideal para toda hora e uma compressa fria tradicional, aplicada durante 20 minutos diários, reduz o inchaço da picada.

3. Use difenidramina

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Ao ser aplicada na pele ou ingerida durante uma semana, a difenidramina pode ajudar a reduzir a coceira e o inchaço de mordidas. Porém, é recomendado cuidado no uso da substância, pois sintomas como irritação na pele podem ser diagnosticados caso haja a aplicação para além do tempo usual.

4. Use loção de calamina

(Fonte: Medical News Today / Reprodução)(Fonte: Medical News Today / Reprodução)

A loção de calamina é indicada para aliviar sintomas provocados pelas picadas de insetos e irritação causada por plantas, além de aliviar ardor, ardência e urticária causados pela queimadura solar ou outras irritações da pele de menor intensidade, isso graças a uma mistura de óxido férrico, óxido de zinco, antissépticos e adstringentes. O efeito do tratamento pode ser potencializado caso a loção seja utilizada em paralelo com um hidratante.

5. Aplique pressão constante

(Fonte: Elite Learning / Reprodução)(Fonte: Elite Learning / Reprodução)

Para aliviar instantaneamente a coceira, aplique pressão no local com uma unha ou tampa de caneta por cerca de 10 segundos. Essa pressão com itens pontiagudos deve ser realizada com cuidado, a fim de evitar rachaduras na pele ou causar outros tipos de dor.

6. Não coce

(Fonte: The Holistic Center at Bristol Square / Reprodução)(Fonte: The Holistic Center at Bristol Square / Reprodução)

Coçar um ponto de incômodo pode trazer uma sensação aparente de alívio, mas aumenta a superfície de ardência e pode trazer mais complicações ainda para a pele, como uma infecção bacteriana secundária. Assim, é recomendado evitar totalmente a coceira, mantendo a pele intacta ou usando um creme antibiótico.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER