Golden Hour: o que é e qual é sua importância para a mãe e o seu bebê?

A primeira hora de vida de um bebê é tão importante para o seu desenvolvimento que é chamada golden hour, hora dourada ou hora de ouro. Esse termo é usado para definir o período logo após o nascimento que o recém-nascido passa ininterruptamente com sua mãe mantendo um contato pele a pele.

Contato direto com a mãe após o parto ajuda a proteger o recém-nascidoContato direto com a mãe após o parto ajuda a proteger o recém-nascido.

A importância da golden hour

Durante o trabalho de parto e nas horas seguintes, o corpo da mãe experimenta diversas mudanças significativas. Esse acontecimento, por exemplo, provoca reações químicas no cérebro da mulher que aumenta o desejo de nutrir a criança

Aliás, há estudos apontando que amamentar o bebê durante sua primeira hora de vida melhora as taxas de sobrevivência. As mães que fazem isso também têm maiores chances de amamentar por mais tempo.

Durante essa "hora de ouro", o contato pele a pele entre o bebê e a mãe, assim como a sucção do recém-nascido no seio, libera diversos hormônios no corpo da mulher. Um deles é a ocitocina, apelidado de "hormônio do amor". Este tem um forte papel relacionado a emoções positivas, como o afeto. Por isso, é um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento dos laços entre a mamãe e o bebê.

A Golden Hour ajuda a fortalecer os laços entre a mãe e seu bebêA golden hour ajuda a fortalecer os laços entre a mãe e o bebê.

Além disso, as substâncias liberadas pelo corpo da mãe devido ao contato direto com o filho ajudam o útero a se contrair e a parar de sangrar. Além desses, outros benefícios envolvem:

  • níveis mais baixos de estresse para o bebê e a mãe;
  • menor chance de depressão pós-parto;
  • diminuição dos riscos de hemorragia após o parto;
  • fortalecimento da imunidade do recém-nascido.

A golden hour tem sido observada por um número crescente de profissionais da saúde em hospitais, já que esse momento apresenta muitas vantagens. Por isso, a velha prática de entregar o bebê nos braços da mãe apenas depois da limpeza, pesagem e ações afins gradualmente está sendo abandonada.

Com benefícios para a saúde física e a mental da mãe e do recém-nascido, vale a pena conversar com médicos e enfermeiros para garantir esse momento especial. Todavia, existem casos em que as crianças precisam de um atendimento emergencial assim que nascem, impossibilitando a golden hour. Ainda assim, quanto antes o bebê e sua mãe puderem ter esse contato direto, melhor.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.