Qual o benefício da açaí para a nossa imunidade?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o açaí é um fruto bastante benéfico para a saúde de quem o consume. Considerado um verdadeiro queridinho dos brasileiros, a deliciosa fruta roxa é cultivada predominantemente na Amazônia e fornece uma importante gama de vitaminas e minerais para fortalecer nosso sistema imunológico.

Sobretudo durante a pandemia de covid-19 que vem assolando o planeta desde o início de 2020, as características nutricionais desse alimento nacional se tornam realmente atrativas, uma vez que pode atuar diretamente na prevenção de gripes e resfriados. Então, vamos entender um pouco mais sobre as particularidades dessa deliciosidade? Olha só!

Importância para a saúde

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Mais do que seu gosto peculiar que chama a atenção do paladar de diversas pessoas, o açaí é um alimento muito rico em fenólicos — um composto químico que atua em nosso organismo como um potente antioxidante e combate doenças. Isso faz, inclusive, com que seja uma das frutas com maior valor de Capacidade de Absorção dos Radicais Oxidantes (ORAC).

De acordo com a nutricionista e educadora física Dani Borges, esse é um dado bastante importante. "Quanto maior o valor do ORAC, maior é o poder em neutralizar os radicais livres (causadores de doenças degenerativas) e maior o seu potencial antioxidante", explicou.

Além disso, o fruto também é rico em vitamina A, D, E, C, K e vitaminas do complexo B. Isso faz com que seja uma excelente fonte de ferro, potássio, zinco ácidos graxos essenciais e de outros minerais como manganês, magnésio, cálcio e cromo, os quais também trabalham como ótimos antioxidantes.

Qualidade nutricional

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Com todas essas características, o açaí se torna um potente aliado contra gripes e resfriados. “Isso acontece pela falta de vitaminas e principalmente da vitamina D e dos antioxidantes que ajudam a proteger o nosso organismo e a fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando a capacidade do nosso corpo de combater infecções por fungos, bactérias e vírus”, explicou Borges.

Entretanto, muitas pessoas evitam consumir o fruto por pensar que ele pode ser um alimento bastante calórico e que contribui para o ganho de peso sem saberem que essa é uma concepção errada sobre ele. De acordo com a nutricionista e consultora online, o açaí é mais saudável do que as pessoas acreditam e essencial para fortalecer nossa imunidade.

"Ao contrário do que muitos pensam, o açaí não é um alimento tão calórico, ele possui apenas 60kcal em cada 100g.", assegurou. Por outro lado, incrementos como o xarope de Guaraná, leite integral, mel e outros ingredientes açucarados podem fazer com que o alimento se torne realmente mais pesado e cause um grande ganho de calorias. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.