Desmistificando o cabelo: verdades e mentiras sobre nossas madeixas

14/08/2021 às 06:003 min de leitura

Cientificamente falando, os cabelos são os pelos que se encontram no couro cabeludo, consistindo em filamentos de proteína que se desenvolvem a partir de folículos encontrados na derme. Principalmente no caso das mulheres, o cabelo faz parte da personalidade, ajuda na autoestima e é fonte de empoderamento. 

Quem nunca cortou ou pintou o cabelo quando precisava de uma mudança na vida, que atire a primeira pedra. Porém, na hora de cuidar das madeixas, há muitas informações e algumas delas não são verdadeiras. 

Para entender melhor sobre o assunto, trouxemos alguns tópicos recorrentes e explicamos se eles são verdade ou mentira. 

Água quente faz mal para o cabelo? 

Verdade. Lavar o cabelo com água quente é prejudicial à saúde dos fios, pois as altas temperaturas sensibilizam o couro cabeludo e a haste capilar. Primeiramente, a água quente retira o balanceamento natural das glândulas sebáceas da cabeça. Assim, a pele produz mais oleosidade para se proteger e o couro cabeludo fica mais oleoso.   

Além disso, a excessiva produção de oleosidade pode piorar o quadro de quem já tem caspa. O outro ponto é que a água muito quente abre as cutículas dos fios e provoca a perda de nutrientes. O resultado são fios ressecados, opacos, quebradiços e com muito frizz, além da perda de definição dos cachos. Por fim, as altas temperaturas aceleram o desbotamento dos cabelos pigmentados. 

 

As fases da lua influenciam no crescimento do cabelo? 

Mentira. Até o momento, a ciência não comprovou a relação entre o crescimento do cabelo e as fases da lua. Alguns defendem que se a lua influencia as marés, por que não pode influenciar na saúde capilar? 

O astrônomo Júlio Klafke, da Universidade de São Paulo, explica que no caso das marés é totalmente diferente. Como o oceano tem uma massa imensa, ele é atraído pelas variações do satélite. Já com os cabelos, que são leves, a gravidade não teria tanto impacto assim. Contudo, os cabeleireiros, que são os especialistas no assunto, dizem que há sim um poder na lua cheia. 

O cabeleireiro argelino Djélani Maachi afirma que cortar o cabelo no primeiro dia de lua cheia garante um crescimento extra nos fios de até dois centímetros por mês. Seja crença popular ou misticismo, não custa nada conferir o calendário antes de marcar o próximo corte, não é mesmo? 

Cortar sempre faz o cabelo crescer mais? 

Mentira. Geralmente o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. Assim, ao cortar as pontas não necessariamente você está fazendo com que o cabelo tenha mais forças para crescer. 

O que ocorre é que os fios envelhecidos, opacos e com pontas duplas são eliminados e fica a sensação de que ele está mais leve e crescerá mais rápido, mas você apenas renovou o corte. Aparar as pontas a cada três meses é suficiente para manter a saúde capilar. 

Lavar o cabelo todo dia faz mal? 

Mentira. Essa é uma afirmação bastante difundida, mas não há nada científico por trás dela. Há pessoas que têm muita oleosidade no couro cabeludo e precisam lavar o cabelo diariamente e há outras que lavam o cabelo a cada dois dias e está tudo certo. A confusão pode ocorrer caso a pessoa lave o cabelo com água quente, aí o que faz mal é a temperatura e não a periodicidade. 

Para quem lava o cabelo todos os dias, os especialistas sugerem ficar apenas de olho na hidratação. (Fonte: Freepik/Reprodução)Para quem lava o cabelo todos os dias, os especialistas sugerem ficar de olho na hidratação. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Como há maior recorrência na lavagem, os fios perdem a hidratação mais rápido e podem ressecar. No caso, em vez de hidratar uma vez por semana ou a cada 15 dias, fazer hidratação duas vezes por semana é o suficiente. 

Pintar o cabelo influencia na queda? 

Mentira. De fato, o uso das tintas pode prejudicar a saúde dos fios e comprometer a estrutura capilar, já que a tinta tem elementos químicos. Contudo, as colorações impactam a estrutura do cabelo e não o couro cabeludo. 

Assim, esse procedimento não influencia na queda dos fios, mas pode deixar o cabelo quebradiço e seco. Para evitar isso, procure sempre um profissional para realizar os procedimentos e faça nutrição e hidratação para preservar os fios. 

É verdade que o cabelo se acostuma com o shampoo? 

Mentira. O que pode ocorrer é um acúmulo de resíduos deixados pelo shampoo. Assim, o aspecto do cabelo fica pesado e até oleoso. Com a troca do produto, os resíduos daquele antigo acabam sendo retirados pelos resíduos novos e ficamos com a sensação de que o cabelo estava cansado do antigo. Contudo, se o excesso ocorrer com o novo shampoo o ciclo pode recomeçar.

Estresse provoca queda de cabelo?

Verdade. O estresse impacta negativamente várias áreas da nossa vida e com a saúde capilar não é diferente. O estresse pode provocar a queda e gerar alopecia, que é a queda de cabelo em uma região específica e que pode gerar falhas. Nesses casos, um dermatologista pode ajudar indicando medicamentos e tratamentos para reduzir as perdas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: