Como descobrir o ponto cego do seu olho?

13/08/2021 às 12:002 min de leitura

Já houve aquela vez no trânsito que você foi pego de surpresa por algo que estava vindo em sua direção mesmo depois de ter checado inúmeras vezes? Se isso ou qualquer evento semelhante já ocorreu na sua vida, saiba que existe um motivo bem simples: todos nós possuímos um ponto cego natural no nosso campo de visão.

Porém, isso não quer dizer que existe um ponto escuro perceptível na imagem que processamos, uma vez que o cérebro tenta cobrir esse "buraco" com uma interpretação do mundo a nossa volta. Se você está curioso com essa informação, existem algumas maneiras fáceis para descobrir onde está o seu ponto cego. Olha só!

A existência do ponto cego

@biacalasense

momento mindblowing do dia! ?? me conta se deu certooo #fy #science #biologia #scitok #neuroscience

? som original - bia

A nossa retina, que é uma fina camada de tecido neural no fundo do olho, é feita de pequenas células detectoras de luz chamadas de "fotorreceptoras". Quando a luz bate no fundo da retina, ela envia uma certa quantidade de pulsos elétricos através do nervo óptico para o cérebro. Então, essa informação é convertida em uma imagem.

No exato ponto onde o nervo óptico se conecta com a retina, não existe qualquer célula fotorreceptora, fazendo com que você não enxergue nada naquele exato pedaço. Essa é a área do seu campo de visão que chamamos de ponto cego, apesar de não notarmos no cotidiano.

Você provavelmente não tinha se dado conta até hoje porque o seu cérebro capta toda a informação que está a sua volta e compensa pela falha. Como cada olho coleta um dado diferente, nossa cabeça consegue preencher os detalhes. O que um olho não vê, o outro conseguirá enxergar o que falta na imagem. 

Testes de ponto cego

@biacalasense

Responder a @caihoc veio aíí! ???? #foryou #neuroscience #fy #scitok

? Steven Universe - L.Dre

Descobrir onde está o seu ponto cego é um processo relativamente simples e pode ser feito por meio de alguns testes caseiros simples, usando apenas papel e caneta. Para isso, siga as seguintes etapas:

  • Em um folha em branco, desenhe uma pequena bola preta;
  • Aproximadamente a 15 cm de distância para a esquerda desse círculo, desenhe uma pequena cruz (+);
  • Com seu olho esquerdo fechado, segure o papel a 50 cm do seu rosto;
  • Foque sua visão no desenho da cruz e lentamente se aproxime do papel até que a bola preta desapareça por completo.
@biacalasense

Responder a @atsuyuki_bonnie FAÇAM ESSE!!! ?????? #scitok #science #biologia #foryou

? som original - bia

Quando esse experimento se concretizar, você terá achado seu ponto cego. No seu olho esquerdo ele estará a 15º para a esquerda do seu centro de visão e 15º para a direita no seu outro olho. Novamente, não se preocupe: ter um ponto cego é algo completamente normal e não deve ser visto como um problema de saúde. 


Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: