Por que algumas pessoas sentem sono depois de tomar café?

Se você já sentiu sono logo após tomar aquela xícara de café (que mais parecia um balde) e não entendeu nada — afinal essa bebida deveria ter o efeito contrário, não é mesmo? — o texto a seguir é para você. Saiba que é possível se sentir sonolento mesmo tomando café, e não, você não é um ET por sentir o efeito oposto.

Na verdade, existe uma explicação científica bem plausível para esse fenômeno. A questão é que, quando começamos a sentir aquele soninho e damos umas "pescadas" no meio da tarde, nós estamos sob efeito da adenosina. Essa substância meio que diz ao nosso cérebro que está na hora de descansar, diminuindo a atividade cerebral e dilatando vasos sanguíneos. O que a cafeína faz para nos manter acordados é bloquear a recepção da adenosina. Então, sem adenosina, sem sono no meio do expediente. Se você encher seu café de açúcar ou outra substância estimulante, o efeito pode ser ainda maior. 

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Cadê a adenosina, então?

A partir disso, há algumas coisas que podem fazer com que seu café, no fim das contas, lhe dê sono. Para começar, a adenosina pode ser bloqueada pelo café por um tempo, porém isso não significa que ela vai sumir: depois que o efeito do café passa, ela volta com tudo, deixando-lhe ainda mais sonolento. 

Outra possibilidade é que você já toma tanto café, há tanto tempo, que a substância perdeu o poder sobre os efeitos do sono no seu corpo. Nesse caso, o que os especialistas recomendam é diminuir a ingestão de café por algum tempo — até que seu organismo volte a processar a substância normalmente. 

Sobre isso, também é interessante observar que cada pessoa processa a cafeína de uma maneira: alguns podem tomar muito e não sentir nada, enquanto algumas pessoas sentem palpitações com só uma xícara. Então, esse sono depois do café pode estar relacionado às reações do seu corpo — simples assim. Para terminar, o café é uma substância diurética; assim, é possível que você esteja ficando desidratado, o que pode causar sensação de cansaço. 

De todo modo, a melhor maneira de lidar com o cansaço é... descansando! Busque ter boas noites de sono e manter hábitos saudáveis de modo geral para ter mais disposição, mesmo sem a cafeína. 

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