Quais são os riscos de dormir sem escovar os dentes?

Quem nunca estava mexendo no celular na cama e ficou morrendo de preguiça de se levantar para escovar os dentes antes de ir dormir? Eu mesmo já li milhões de posts do Mega Curioso durante essa inércia, porém sempre acabo me erguendo para fazer a higiene bucal. Afinal, sabe lá o que pode acontecer se ficarmos a noite inteira com a boca suja, né?

Então, em vez de tirar essa dúvida de forma empírica, eu pesquisei para contar o que acontece se você dormir sem escovar os dentes. Basicamente, as bactérias podem se multiplicar na sua boca à vontade e pode haver bastante placa quando você acordar. No médio ou longo prazos, a falta de escovação pode causar mau hálito, cárie, gengivite e outros problemas de saúde.

Uma festa de bactérias na sua boca

Para começar, é importante entender que a ação mecânica da escovação (esfregar as cerdas da escova nos dentes junto do creme dental) é indispensável para interromper a ação das bactérias e retirar os restos de comida que elas usam para se alimentar. 

Então, quanto "mais tempo livre" com os restos de comida as bactérias têm, mais tempo há para elas agirem, formando placa bacteriana e outros problemas. Por isso, os dentistas recomendam a escovação frequente, no mínimo duas vezes ao dia. 

Se a gente deixa de escovar os dentes durante o dia, ainda há outros mecanismos de defesa contra as bactérias, como a saliva. Nós falamos, tomamos água e nos alimentamos, isso mantém o fluxo de saliva, o que, até certo ponto, dá uma "controlada" na situação. Mas à noite, quando estamos dormindo, esse fluxo diminui bastante, e as bactérias podem "fazer a festa" na nossa boca, sem nada para impedir.  

Desse modo, as bactérias podem formar a placa bacteriana, e esta pode se tornar tártaro — aquele resíduo amarelado e áspero que só o dentista consegue tirar. Você pode ter inflamação nas gengivas, cáries e, se o problema não for tratado, as bactérias da sua boca podem cair na corrente sanguínea e causar doenças graves. O bafo insuportável talvez seja o de menos.

Imagem: PexelsImagem: Pexels

E se for uma noite só?

De todas as escovações, a noturna é a mais importante, pelos motivos que citamos, mas é à noite que as bactérias têm mais tempo para agir. Mesmo que você escove os dentes assim que acordar, a festa de bactérias da noite já foi feita; então, vença a preguiça e higienize bem a sua boca antes de ir para a cama. 

É provável que dormir sem escovar os dentes por uma só noite não faça você acordar com uma cárie já no dia seguinte. O problema é ser negligente com sua higiene bucal por tempo suficiente para a placa bacteriana se formar e começar a causar problemas. Em resumo, não faça disso um costume. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.