publicidade

Extrato de planta promete acabar com vício em opioides

18/10/2021 às 04:002 min de leitura

Ao longo das últimas duas décadas, um grande aumento na taxa de mortalidade por overdose de opioides tomou conta dos Estados Unidos e outras nações ao redor do mundo. Principalmente durante a pandemia de covid-19, a situação parece só ter piorado.

Entretanto, os pesquisadores parecem ter encontrado uma esperança para essa situação: o YHS, nome dado para o extrato da planta Corydalis yanhusuo. Segundo estudos aprofundados feitos em animais no laboratório, esse produto tem impacto imediato e poderia mudar o rumo dos sistemas de saúde.

Planta terapêutica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na visão de Olivier Civelli, um dos autores do estudo e professor de ciências farmacêuticas na Universidade da Califórnia, é essencial que a comunidade científica encontre uma forma de reduzir o abuso de opioides pelo mundo. Conforme apresentado no artigo da revista Pharmaceuticals, o uso do YHS tem surgido como uma forte alternativa.

“Quando usado em animais, o extrato de Corydalis previne a dor e os efeitos negativos do uso de opiáceos. O próximo passo seria testá-lo com humanos”, afirmou Civelli. Segundo o documento, o YHS, quando coadministrado com a morfina, inibe a tolerância, dependência e vício ao opioide.

Se o YHS for usado com morfina no início ou durante o tratamento da dor, haverá menos necessidade de morfina e, portanto, menos risco de dependência. Na visão do pesquisador, o maior problema com o uso de opioides é que seu uso repetitivo exige aumento de dosagem para alcançar a mesma resposta analgésica — aumentando a possibilidade de dependência e até mesmo de overdose.

Dados preocupantes

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Os opioides são analgésicos usados em relatos extremamente antigos da história humana. O uso da papoula (ópio) é descrito por causar uma grande sensação de relaxamento, conforto, bem-estar e tolerância a dor, mas, ao mesmo tempo, possibilitar diversos casos de dependência química.

Segundo os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, existe um aumento significativo do uso dessa classe de medicamentos na população adulta. Entre os grupos mais afetados, estão os brancos não latinos e o sexo feminino.

O CDC ainda alerta que o número de mortes por opioides triplicou entre 1999 e 2012, enquanto as vendas dos produtos quadruplicaram no mesmo período. A morfina aparece como o opioide mais distribuído para a população. A preocupação das autoridades é tamanha que a Food and Drug Administration (FDA) emitiu um comunicado orientando a indústria farmacêutica a respeito de testes para tratamento de dependência por opioide.

Medicina tradicional

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O YHS, que surgiria como substituto dos opioides, é usado pela medicina tradicional chinesa há séculos. Além de ser uma substância considerada segura e já pronta para ser comercializada, ela pode ser vendida por plataformas online ou como um produto “botânico” em certas mercearias.

Em 2016, Civelli e seus colegas relataram que o YHS pode reduzir a dor neuropática crônica, tratada com medicamentos comuns. Além disso, os pesquisadores descobriram que o uso de YHS não levou à tolerância. Eles administraram o produto quatro vezes durante um período de sete dias e mediram as respostas dos camundongos na dor aguda, observando que o YHS manteve sua potência durante todo esse tempo.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: