Por que o filme Hypnotic, da Netflix, é enganoso, segundo psicanalistas?

16/11/2021 às 12:072 min de leitura

Em Hypnotic, filme que chegou recentemente à Netflix, a premissa é bem conhecida: um psicanalista consegue implantar em seus clientes sugestões mentais que permitem a ele conseguir controlá-los.

(Fonte: Decider/ Netflix/ Divulgação)(Fonte: Decider/ Netflix/ Divulgação)

No entanto, quem atua na área não gostou muito dessa ideia. Afinal, mesmo sendo um filme, nem todos que assistem à obra sabem que muitos fatores presentes ali não passam de ficção.

O que dizem os especialistas

Quando o assunto envolve a hipnose, uma das preocupações mais comuns entre as pessoas que, por algum motivo, querem fazer a terapia, é de que elas possam ser controladas. Esse medo é até compreensível, especialmente quando observamos que essa ideia é reforçada no cinema e em apresentações envolvendo atos de hipnose.

A hipnoterapeuta Lorraine McReight, no artigo A verdade sobre a hipnoterapia — o que realmente acontece na sala de terapia, afirma que a hipnose não significa controle mental. Ela destaca que a pessoa participa das sessões por opção própria e que, mesmo estando muito relaxada, sempre está no controle de tudo o que acontece.

Especialistas alertam que controle mental não existe. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Especialistas alertam que controle mental não existe. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Em outras palavras, o profissional poderá fazer sugestões positivas para que o subconsciente do indivíduo trabalhe para ajudá-lo a atingir seu objetivo. No entanto, a pessoa é quem decide se aceita ou rejeita tal sugestão.

Já a psicanalista e professora Jessica Chapman, por meio de seu artigo 5 coisas que você deve saber antes de tentar a hipnoterapia, aponta que qualquer pessoa pode se tornar plenamente consciente de algo que é dito a ela e cujo teor ela não está de acordo, mesmo sob hipnose.

O neurocientista, PhD e colunista do Mega Curioso Dr. Fabiano de Abreu também pensa de forma semelhante às explicações acima. Nas palavras do especialista: "Nós temos o controle de nós mesmos, a depender da capacidade para esse controle. Nosso córtex pré-frontal, que é a região da tomada de decisões, orquestra esse controle a depender do sistema límbico, local onde se administram as emoções e a personalidade do indivíduo. São nuances que determinam a capacidade do controle da própria mente. Mesmo assim, não há indivíduo que esteja tão afetado a ponto de não conseguir esse autocontrole. Inclusive, algumas características são ‘impossíveis’ de serem hipnotizadas".

Abreu também considera que produções nesse sentido podem fazer que as pessoas desenvolvam uma crença errada sobre a hipnose, até porque se trata de algo complexo que se aprende na Psicanálise. Por outro lado, o neurocientista destaca que não é contra filmes nessa linha, mas avalia ser importante passar uma mensagem clara de que aquilo não é real.

Qual é a história de Hypnotic?

O enredo de Hypnotic aborda a história de uma mulher que deseja mudar os rumos de sua vida. Para isso, busca a ajuda de um psicanalista. Porém, depois de algumas sessões intensas descobre que o profissional é um ser sórdido e está a usando para fins nefastos. Após lapsos de memória e um encontro com o ex-noivo que quase acaba em morte, ela se junta a um detetive para descobrir o que está acontecendo.

Confira o trailer oficial de Hypnotic.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: