O que é língua geográfica?

26/12/2021 às 09:002 min de leitura

Nas últimas semanas, uma jovem capixaba viralizou no TikTok ao mostrar em um de seus vídeos algo que a afeta desde a infância. Roberta Santos, de 22 anos, tem língua geográfica — ou glossite migratória — condição que faz com que sua língua apresente manchas que variam em forma, tamanho e cor.

A desinformação fez com que Roberta recebesse inúmeros comentários negativos em sua página de pessoas que acreditavam ser falta de higiene aquilo que viam em seus vídeos. “Isso aqui é uma condição que dá na língua, que causa esses relevos. Não é uma questão de higiene. Às vezes ela arde, muda de aparência todo dia, mas não passa pra ninguém. É algo só meu”, expôs a jovem em um de seus vídeos.

Roberta Santos viralizou nas redes sociais ao expor língua geográficaRoberta Santos viralizou nas redes sociais ao expor língua geográfica.

A garota que, até então, não conhecia ninguém com o mesmo diagnóstico, passou a explicar aos seus seguidores sobre a língua geográfica e, em pouco tempo, uma grande rede de apoio se formou. Muitas pessoas descobriram que também tinham língua geográfica depois de assistir aos vídeos da capixaba.

O que é língua geográfica?

Também conhecida como glossite migratória ou eritema migratório, a língua geográfica é uma condição benigna que afeta principalmente as mulheres e começa, geralmente, durante a infância.

Quando as papilas presentes na língua, por qualquer motivo, desaparecem, sua superfície ficará com pontos lisos, vermelhos e bordas elevadas. Estas manchas podem variar em tamanho e forma, e os contornos que se formam lembram um mapa geográfico, por isso o nome pelo qual a condição é conhecida.

Língua geográfica é uma condição benigna, que causa manchas semelhantes a um mapa na superfície da língua.Língua geográfica é uma condição benigna, que causa manchas semelhantes a um mapa na superfície da língua.

Não se sabe exatamente a causa da língua geográfica, mas ela pode ser associada a deficiências vitamínicas, asma, rinite, dermatite seborreica, estresse, dentre outros. A maioria das pessoas não apresenta sintomas, mas pode acontecer de haver ardência após a ingestão de alimentos com muito tempero, mais ácidos e bebidas alcoólicas.

Não há tratamento para a língua geográfica. No entanto, é possível tratar sintomas pontuais com analgésicos, caso for necessário. A tendência é que as manchas desapareçam com o tempo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: