O que acontece se tomarmos 2 ou mais banhos em um dia?

05/04/2022 às 06:292 min de leitura

Se você é do tipo de pessoa que adora tomar um banho pela manhã, outro após ir para a academia e mais um antes de dormir, saiba que o consumo excessivo de água não é o único problema que você terá que enfrentar no fim do mês. A verdade é que pessoas que se banham mais do que deveriam estão danificando a pele, cabelo e até mesmo a saúde reprodutiva sem saber.

Portanto, ao longo dos próximos parágrafos, nós te daremos alguns motivos sobre o porquê você deveria estar tomando apenas um banho por dia e quais os maiores riscos que você corre ao entrar debaixo d'água por vários momentos da sua rotina. Veja só!

Problemas no cabelo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Após tomar um banho, os cabelos recém-lavados podem até ficar com um aspecto ótimo. Porém, lavá-los com muita frequência pode fazer com que eles fiquem oleosos. Quando aplicamos o xampu, o couro cabeludo acaba ficando mais ressecado e passa a produzir mais sebo como resposta.

Portanto, se você cria o hábito de lavar seu cabelo toda hora, seu couro cabeludo aprende que precisa estar constantemente produzindo mais óleo para evitar que a pele da cabeça seque demais. Além disso, o uso excessivo de produtos químicos no cabelo como os xampus pode deixar o couro cabeludo irritado e coçando.

Eventualmente, isso pode desencadear um quadro de caspa ou até mesmo de queda capilar. Por fim, secar o cabelo logo após o banho diariamente é algo maléfico para suas madeixas. Caso isso se torne um hábito, seus fios estarão muito mais quebradiços que o normal e será difícil escová-los.

Danos à pele

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ensaboar-se frequentemente tende a fazer mais mal do que bem para os humanos. A união do sabão com a água quente remove bactérias saudáveis e óleos essenciais da pele. Esses óleos ajudam sua pele a permanecer jovem e radiante por mais tempo, e alguns dermatologistas até recomendam tomar banho de 2 a 3 vezes por semana para evitar coceira e pele excessivamente seca.

Isso tudo sem contar que expor seu corpo a alguma sujeira e bactérias fortalece seu sistema imunológico e o ajuda a combater os vírus com mais eficácia. Isso não significa que você deveria ficar sem tomar banho para sempre, mas que perturbar o microbioma do corpo com frequência faz com que a pele fique vermelha, irritada e pareça rachada.

Afetando a saúde reprodutiva

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que suas partes íntimas se limpam "sozinhas" apenas com o uso de água e usar sabonetes e géis perfumados para lavá-las pode afetar seus níveis saudáveis de pH — sobretudo se você é uma mulher. Por sua vez, isso pode causar um desequilíbrio bacteriano, irritação e até mesmo afetar sua saúde reprodutiva. 

Portanto, é melhor optar por produtos de limpeza suaves e sem perfume para lavar a área ao redor de suas partes íntimas, entendido?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: