6 fatos bizarros sobre a sua boca

17/04/2022 às 10:002 min de leitura

A boca é uma parte do corpo realmente fascinante. Além de ser responsável por algumas funções vitais do corpo, como se alimentar e até mesmo respirar, também é a parte que permite desenvolvermos habilidades avançadas de comunicação e socialização com outros seres humanos.

Sendo assim, a boca é o centro de muitos aspectos de quem somos como espécie e como indivíduos. E não para por aí, são tantas curiosidades sobre essa parte da nossa anatomia que fica até difícil listar quais são as mais interessantes. Mesmo assim, nós separamos uma lista com seis fatos bizarros sobre a boca humana. Olha só!

1. Tempo de escovação

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você tem uma saúde bucal em dia, você provavelmente escova os dentes aproximadamente duas vezes a cada 24 horas. Se a cada escovação você demorar dois minutos para limpar todos os dentes, nós podemos imaginar mais ou menos quanto tempo de sua vida você passará cuidando da sua arcada dentária.

Se estendermos esse calculo para uma pessoa que vive 80 anos, isso significa que ela dedicará 112 dias da sua vida apenas em frente ao espelho escovando os dentes. Loucura, não é mesmo?

2. Importância da arcada dentária

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Todo mundo sabe que as digitais de um ser humano são sua grande marca individual e podem ser usadas para identificação em bancos, desbloquear celulares e por aí vai. Porém, você sabia que a sua arcada dentária pode ser tão importante quanto os seus dedos?

Até mesmo gêmeos idênticos possuem organizações diferentes dos dentes na boca e não apresentarão a mesma arcada dentária. Por isso, esse também pode ser um fator usado por cientistas forenses para desvendar crimes.

Leia também: Como é possível identificar alguém pela arcada dentária?

3. Número de dentes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Durante a infância, todos os seres humanos desenvolvem 20 dentes de leite que irão cair conforme a adolescência vai chegando. Esses dentes abrirão caminho para os dentes permanentes dos adultos, dos quais temos 32. A maior diferença entre a quantidade de dentes das pessoas costuma vir com o crescimento dos sisos.

Os seres humanos adultos tendem a ter entre 0 e 4 dentes sisos e tudo acaba sendo uma questão de genética — sem contar aqueles que optam por retirá-los. De acordo com pesquisadores, a humanidade está evoluindo para que os sisos deixem de existir de uma vez por todas.

Leia também: Nomes dos dentes: você conhece todos os seus?

4. Visão dos dentes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Continuando a falar sobre os dentes, você sabia que nós só enxergamos dois terços dos nossos dentes? Isso porque o outro terço está escondido por debaixo das nossas gengivas e é chamado de raiz. Por esse motivo, é tão importante que a gente mantenha a escovação das gengivas em dia para evitar diversos outros problemas na boca.

No fim das contas, a saúde bucal é essencial para impedir o surgimento de diversos outros problemas de saúde. Portanto, deixe sua boca limpa!

5. Funcionamento do paladar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A nossa boca carrega cerca de 10 mil papilas gustativas, das quais a grande maioria está nas nossas línguas. Porém, elas são incapazes de sentir qualquer gosto até que as moléculas dos alimentos que comemos se dissolvam em nossa saliva. 

A partir desse momento, os produtos químicos podem ser detectados por receptores nas papilas gustativas e é assim que conseguimos distinguir os cinco sabores básicos no mundo: amargo, azedo, doce, salgado e umami.

6. Poder da língua

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A língua é o único músculo que funciona sem o apoio do esqueleto. Tecnicamente, a língua é composta por oito músculos, quatro dos quais são intrínsecos (formando a própria língua) e quatro dos quais são extrínsecos (ligando a língua a outras estruturas na boca e garganta). 

Esses músculos dão à língua uma incrível variedade de movimentos possíveis, incluindo encurtar ou alongar, enrolar, desenrolar e (para algumas pessoas) até rolar. Sem toda essa técnica envolvida, nós teríamos dificuldade para falar e comer!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: