Como a 'gordura' sai do seu corpo depois de emagrecer?

04/06/2022 às 12:001 min de leitura

Muitas pessoas têm o desejo de perder peso e, por meio de algumas dietas e novos hábitos, conseguem alcançar esse objetivo. Entretanto, a gordura não sai do corpo magicamente e precisa realizar algum caminho para liberar espaço, certo?

E é aí que mora a pergunta: como a gordura de fato sai do corpo? Pela urina? No momento do "número 2"? Se está curioso para descobrir como isso acontece, basta prosseguir a sua leitura!

Leia também: 5 dietas populares controversas entre especialistas

Saindo literalmente mais leve

Na década passada, alguns pesquisadores rastrearam os átomos presentes em 10 quilogramas de gordura com o intuito de verificar o que aconteceu com ela quando os participantes perderam peso.

Curiosamente, 8,4 quilogramas desse total foram lançados na atmosfera como dióxido de carbono, enquanto o restante encontrou algum caminho pelo suor, xixi, cocô e outros fluidores corporais.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Vale mencionar ainda que esse ar expirado não é composto pelas próprias células de gordura. Para o bem de nossa sobrevivência, elas ainda permanecem dentro do corpo, mas apenas diminuem de tamanho nesse processo.

Outro ponto importante para evitar "trapaças": nós exalamos dióxido de carbono na respiração, mas não vai valer de muita coisa você, parado, começar a fazer esse processo de maneira mais rápida e intensa na tentativa de se livrar de uns quilinhos — na verdade, isso pode acarretar apenas tontura e ansiedade.

Em contrapartida, realizar atividades físicas que aumentam a sua frequência de respiração são grandes aliadas no processo de perder peso. Dessa forma, atividades de características mais intensas, como correr ou jogar futebol, por exemplo, vão ajudar bastante nesse procedimento.

Outro detalhe importante é que a perda de peso deve estar aliada a uma rotina completa. Além dos exercícios, é preciso cuidar da alimentação para não correr o risco de comer coisas muito pesadas e acabar recuperando aquilo que perdeu ao realizar as atividades físicas rotineiras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: