4 maneiras bem divertidas de perder peso

07/10/2011 às 10:274 min de leitura


Se você quer experimentar um esporte novo ou somente complementar os seus exercícios rotineiros com algo diferente e motivador, saiba que existem diversas atividades que podem ajudar você a entrar em forma se divertindo!

Por serem bem diferentes das atividades comuns, essas modalidades esportivas são superestimulantes, proporcionando, além do gasto calórico, o fortalecimento da musculatura corporal, um bom condicionamento físico e ainda o contato com a natureza.

O TodaEla vai lhe dar algumas dicas de esportes excelentes para queimar calorias de um jeito divertido e também relaxante. A maioria deles é feita ao ar livre: uma ótima ideia principalmente agora que os meses mais quentes do ano estão chegando.

Alguns desses esportes não são encontrados tão facilmente em algumas regiões, como no caso do arvorismo, mas podem ser uma alternativa bem interessante para se exercitar em passeios e turismo de aventura durante uma viagem de férias ou feriados.

Confira abaixo quatro modalidades que selecionamos para você experimentar!

Arvorismo


Que tal passear por entre as copas das árvores apreciando a paisagem e gastando várias calorias? A prática do arvorismo (ou arborismo) proporciona essas ótimas vantagens para quem é amante da natureza e quer ficar em forma de um jeito divertido.

O arvorismo surgiu na década de 1980 como um instrumento de trabalho para pesquisadores conseguirem realizar as suas investigações sobre as espécies (da fauna e da flora) encontradas nas copas das árvores. Para facilitar o trânsito no alto das árvores e evitar o sobe desce em escadas, os pesquisadores resolveram criar passagens de corda e madeira suspensas de uma árvore para outra.

A partir daí, a prática foi descoberta e se tornou uma modalidade esportiva e ecológica, ideal para quem é apaixonado por aventura e desafios.

Um esporte para fazer também com uma boa companhia

O arvorismo consiste em percorrer circuitos com obstáculos diversos como pontes, túneis, redes, cordas e escaladas nas copas das árvores.

Apesar de parecer apenas um passeio leve, o arvorismo exige certo esforço físico para realizar as tarefas que compõe um circuito. No entanto, existem níveis para os iniciantes com trajetórias mais fáceis.

Esse esporte, que favorece o condicionamento físico e a queima calórica, trabalha também as habilidades criativas, o equilíbrio, a superação de limites, o poder de decisão, o autocontrole e o espírito de equipe. Devido a essas qualidades, o arvorismo é bastante utilizado pela área de recursos humanos em dinâmicas de encontros corporativos de grandes empresas.

É importante ressaltar que o arvorismo deve ser feito somente em locais especializados, com instrutores e equipamentos de segurança que incluem cinto, capacete, luvas e cadeirinha de escalada, além de um cabo de aço.

É possível praticar esse esporte em diversas cidades do Brasil, em lugares especiais para a atividade em reservas ecológicas, hotéis-fazenda e resorts. Veja abaixo alguns lugares em que você pode encontrar mais informações sobre o esporte e se divertir com a prática:

Estado de São Paulo

Território Selvagem[br">Cidade: Brotas

Parque dos Sonhos[br">Kango Jango [br">Cidade: Socorro

Estado do Paraná

Ninho do Corvo
Cidade: Prudentópolis

Campo dos Desafios
Cidade: Foz do Iguaçu

Estado do Rio de Janeiro

Rio Hiking
Cidade: Rio de Janeiro

Slackline


Você já experimentou andar na corda bamba como um equilibrista? Pois é baseado nesse conceito que surgiu o Slackline: modalidade que consiste em se equilibrar numa corda, ou uma fita específica, de 60 a 100 cm do chão, presa em árvores ou bases específicas para a prática.

E, pode ficar tranquila que, com essa altura mínima, a prática é segura e nem precisa de rede de proteção. Porém, é importante cuidar ao máximo para não se desequilibrar, pois, mesmo uma pequena queda pode ocasionar alguma lesão muscular, como em qualquer outro esporte.

Existe a prática de slackline para os mais aventureiros também, que caminham pela corda bamba em grandes alturas e percursos mais longos, mas essa opção é somente para atletas de técnica muito avançada (e para quem não tem medo de altura).

A atividade promove o equilíbrio, a força e a concentração, podendo ser feita como aquecimento para um exercício mais vigoroso. Além disso, com as tentativas para se manter na corda e os movimentos realizados, é possível queimar muitas calorias (cerca de 200 em 1 hora de prática)! Devido à força realizada para se equilibrar, a atividade trabalha principalmente os músculos das coxas e do abdômen.

Atletas mais experientes conseguem fazer movimentos mais radicais como balançar, pular e voltar à corda. Além de tudo, a prática oferece muita diversão e pode ser feita ao ar livre ou indoor. Já existe até uma rede social exclusiva para os praticantes de slackline, confira aqui.

Patinação


Patinar é muito gostoso! E, essa atividade prazerosa e divertida pode fazer você ganhar fôlego e perder peso, podendo queimar cerca de 600 calorias por hora de prática!

A patinação promove um esforço aeróbico que é excelente para a queima calórica. Além disso, a prática fortalece a musculatura das pernas e glúteos, melhora a respiração e o equilíbrio, proporciona mais agilidade, e favorece o alongamento da coluna e dos braços.


Se você já sabe patinar e foi uma das que passou parte da infância e adolescência se equilibrando nas quatro rodinhas, do modelo antigo e do inline, ótimo! Nesse caso, é ainda mais fácil começar a praticar a patinação novamente.

Agora, se você nunca foi adepta dessa atividade, mas deseja experimentar, é necessário um pouco de paciência e muita disposição para conseguir se equilibrar nos patins, podendo sofrer alguns tombinhos e escorregões que fazem parte da adaptação e do aprendizado. E, apesar de alguns hematomas, você pode se divertir com a situação.

Depois de ganhar confiança e começar a deslizar as rodinhas com facilidade, você pode começar a realizar a prática por um tempo mais extenso.

Lembre-se de sempre se alongar antes de se exercitar, vestir roupas confortáveis, se hidratar e se alimentar adequadamente com refeições ou lanches leves.

É importante também utilizar os equipamentos de segurança para evitar lesões. Providencie capacete, cotoveleira, munhequeira e joelheira.

Os melhores locais para patinar são em superfícies bem planas e de textura lisa como pistas em parques, praças e quadras de esporte. A prática também pode ser feita em ciclovias, porém é necessário ter muita atenção para não haver acidentes com os ciclistas.

Equitação


A equitação pode ser um ótimo complemento para suas atividades físicas comuns. Com essa prática há pouco gasto calórico. Porém, a modalidade é excelente para o relaxamento mental que resulta através do contato com os animais e com o meio ambiente.

Para começar é necessário aprender a montar no cavalo antes de tudo. Quem nunca montou, pode ter alguma dificuldade. Mas o processo de aprendizagem é rápido. Após isso, o aluno, com a ajuda de um instrutor, pode começar os primeiros movimentos de trote com o animal.


A prática da equitação é feita de movimentos que trabalham toda a musculatura do corpo. Além desses benefícios, o esporte promove o equilíbrio, melhorando a postura e prevenindo problemas de coluna. Após um tempo, o aluno pode fazer percursos com obstáculos.

Se você sofre de stress e depressão, a modalidade é uma excelente ajuda para combater esses males. Ela promove o relaxamento, a autoconfiança e o aumento da sensação de bem-estar.

Além disso, para quem adora animais, a prática é ótima, tornando-se um momento divertido e agradável.

Existem aulas de equitação em diversas cidades do país. E, a boa notícia é que muitos clubes ou associações oferecem aulas gratuitas. Procure pelas sociedades hípicas e escolas de equitação de sua região.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: