Como saber se um alimento vencido ainda está bom para comer?

17/06/2022 às 08:002 min de leitura

Você já deve ter notado que nos últimos meses uma tendência no setor de consumo alimentício tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros: a venda de produtos que estão próximos da data de vencimento com valores mais em conta.

Essa modalidade de compra e venda, mesmo que motivada em parte por problemas econômicos do país, tem uma série de benefícios: o fornecedor não precisa lidar com a devolução de itens vencidos, os supermercados ganham com a venda e os consumidores, que tanto sofrem com o desemprego e crises financeiras, têm a chance de consumir os mesmos produtos pagando menos.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A ideia é interessante, mas você já parou para pensar até quando é possível comer um alimento vencido? Isso depende de mais fatores que apenas a data de validade e, talvez, você se surpreenda com a resposta!

A quantidade de dias

Mesmo que algum alimento de sua despensa já tenha vencido, isso não significa que ele não possa ser consumido com segurança. Digamos que tenham passado um ou mais dias e o produto não tenha sinais de deterioração. Se esse for o caso, basta comer o mais rápido possível.

O tipo de comida

O fator de maior peso sobre se é ou não seguro consumir um alimento vencido é que tipo de comida se trata. Uma caixa de bolachas além do prazo de validade certamente é mais segura de ser consumida do que uma carne crua na mesma situação.

Forma como os alimentos são guardados influenciam na sua duração. (Fonte: Shutterstock)Forma como os alimentos são guardados influenciam na sua duração. (Fonte: Shutterstock)

Outro ponto a ser observado são os seus hábitos de manuseio: uma caixa de leite fechada, mas vencida, pode estar boa para o consumo, enquanto aquela ainda dentro da data de validade, mas aberta e deixada fora da geladeira, não.

Forma de armazenar

A forma como você guarda o alimento também é um fator determinante para a segurança alimentar. Por exemplo, uma carne vencida congelada no freezer pode durar mais que aquela guardada na gaveta embaixo do congelador de sua geladeira.

Uma dica prática é tentar aprender as melhores práticas para o armazenamento e consumo de cada tipo de alimento. Geralmente, nos rótulos dos produtos, é possível encontrar recomendações nesse sentido a exemplo das seguintes:

  • carnes cozidas podem durar entre 3 e 4 dias quando guardadas na geladeira;
  • carne moída e aves são boas para serem consumidas por 1 ou 2 dias na geladeira. Caso planeje usar depois, congele imediatamente;
  • na geladeira, o leite pode durar até 7 dias. Uma dica é procurar guardar na parte de trás onde a temperatura é mais fria;
  • frutas enlatadas, normalmente, duram entre 12 a 18 meses na despensa. Porém, após serem abertas devem ser guardadas na geladeira e consumidas entre 5 e 7 dias.

E a segurança alimentar?

Boa parte das pessoas tem receio de consumir algum alimento após a data de validade com medo de ficarem doentes. Sem dúvidas, alimentos vencidos e em péssimas condições podem causar infecções e intoxicações, muitas vezes fatais.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

No entanto, boa parte das doenças transmitidas pelos alimentos não tem relação com sua decomposição natural, mas sim com a contaminação por bactérias que crescem neles e, inclusive, podem até estragá-los antes da data de vencimento.

Sendo assim, seja bastante rigoroso ao armazenar sua comida. Além disso, cuide muito bem da higiene de sua cozinha, especialmente da bancada onde prepara as coisas, a pia de lavar louças e a geladeira!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: